Visando atender ao crescimento e expansão da moda brasileira no mercado externo e interno, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) vai oferecer, em 2004, um Curso Superior de Formação Específica em Gestão de Negócios da Moda, em dois anos (quatro semestres). As inscrições serão abertas de 28 de outubro a 24 de novembro e o processo seletivo será dia 2 de dezembro, às 14 horas.
O Curso vai abordar novos modelos de gestão com ênfase na média e pequena empresa. A professora mestre Nídia Ancila afirma que este é um momento dos mais promissores para o profissional da Moda, uma vez que o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) estão apoiando acordos e pactos para que o Brasil se consolide cada vez mais como Pólo da Moda.
A moda brasileira, principalmente a de praia e de jeans, é considerada uma das mais talentosas do mundo. Atualmente, cerca de 350 empresas brasileiras estão exportando para 14 países diferentes, segundo a ABIT. Entre eles, os Estados Unidos, os da Europa e do Mercosul.
Entre as disciplinas do Curso constam: Gestão Empresarial, Moda Contemporânea, Tecnologia Têxtil, Pesquisa e Criação, Design, Organização Empresarial Nacional e Internacional, Comunicação em Moda, Marketing, Contabilidade Empresarial, Planejamento e Controle de Coleções, Inglês e Gestão de Compras.

Perfil Profissional – O diplomado no Curso de Gestão de Negócios da Moda da UNISANTA poderá atuar na criação, desenvolvimento e coordenação de produtos e coleções de moda; planejamento, coordenação e/ou supervisão das áreas de compras, controle de estoques e suprimentos de empresas de varejo (redes de pequeno e médio porte), indústrias, magazines, lojas de departamentos e hipermercados, empresas de consultorias e assessoria em moda, produção de figurinos e empresas organizadoras de eventos específicos do setor.
Alguns dos segmentos mais em evidência são os dos vestuário, calçados, acessórios, joalherias, bijuterias, tecelagens, malharias e aviamentos, dentre outros.
Qualificação – Os Cursos Superiores de Formação Específica constituem uma modalidade superior na qual o aluno, após ter concluído o Ensino Médio, pode ampliar conhecimentos ou sua qualificação profissional. Definidos por campo de saber, ou seja, como especificidade de uma dada área do conhecimento, eles não se confundem com os demais cursos e programas tradicionais de Graduação, Pós-Graduação ou Extensão. Trata-se de uma alternativa de formação superior, destinada a quem não deseja ou precisa de um Curso de Graduação plena, mas quer ter o Diploma de Curso compreendido em quatro semestres letivos.
Informações sobre o processo seletivo no telefone (13) 3202.7101.