Inovações no ensino

No InovFabLab, Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade, cursos das áreas de exatas, da saúde, de tecnologia e de comunicação, entre outros, já produziram cerca de cem peças em impressora CD e outros equipamentos. Entre elas, estão dispositivos para arcadas dentárias, implantes, drones e tratamentos fisioterápicos.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) antecipou, em três anos e meio, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, homologadas pelo Ministério da Educação. Algumas das exigências do MEC, como as aulas práticas na Engenharia desde o primeiro ano e o método da aula invertida, começaram a serem implantadas na Unisanta, no segundo semestre de 2018.

No modelo de aula invertida, os alunos pesquisam em casa o tema proposto antecipadamente e, no dia da aula, exercitam o conhecimento, orientados pelo professor.  O prazo para as IEES se adaptarem é até 2022.

Laboratório de Inovação Tecnológica

O InovFabLab, laboratório de Inovação Tecnológica e Criatividade inaugurado em 6/11/2018, coordenado pelo ex-aluno de Engenharia de Computação da Unisanta Sérgio Schina, foi inspirado na tradição norte-americana, iniciada pelo Massachusetts Institut of Technology – MIT.

Alunos de praticamente todos os cursos de graduação já tiveram aulas nesse laboratório, em projetos integrados, como o que criou os novos troféus para os Jogos Unisanta, feito em acrílico com impressoras 3D e outros equipamentos do InovFabLab.

Esse laboratório está aberto a todos os alunos, inclusive dos Mestrados e de Pós-Graduação, que já estão pesquisando no InovFabLab para seus trabalhos de conclusão de curso e dissertações.

Só em abril último, mais de 500 alunos passaram pelo InovFabLab, totalizando mais de 200 horas de utilização no local.

Primeiro drone

No dia 26 de março, o Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada (GPEA) da Unisanta, formado por acadêmicos e docentes, em parceria com o InovFabLab e a Albatroz Brasil Drones, testaram um avião construído pela equipe da instituição.

O feito foi divulgado no site latino-americano Droneshowla, no dia 4/4. A matéria ressalta que ‘o drone tem dois metros de envergadura e foi construído com espuma de poliestireno, fibra de vidro, peças feitas na impressora 3D (PLA) e filme automotivo. Esse processo construtivo resulta em uma aeronave resistente e de baixo peso. A motorização é elétrica e utiliza bateria de Lítio Polímero com excelente relação peso/capacidade de carga’.

A docente de Engenharia, Sabrina Martinez, explicou que ‘as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA, na sigla em inglês, popularmente conhecidas como drones)  fazem parte das linhas de pesquisas do GPEA e possibilitam o contato dos alunos com essa nova tecnologia’.

Outras peças feitos no InovFabLab

Engenharias:

Hangar (projeto integrado de todas as engenharias).

Eng. de Computação: construção de pontes.

Engenharias de Computação e Eletrônica: design e confecções de uma impressora que imprime em Braille. (destinada a deficientes visuais).

Design de Drone próprio da Unisanta – Já foi testado o primeiro protótipo, todos utilizando os equipamentos do laboratório.

Lixeira compressora, impressa em várias peças (todas as peças compõem um projeto).

Farmácia:

Balança de precisão com aviso sonoro, para pessoas com deficiência visual.

Sistema impresso em impressora 3D, para realizar medição de PH Vaginal.

Pulseira controladora de medicamentos com aviso sonoro e display visual, destinada a idosos.

Arquitetura:

Modelagem e impressão 3D de monumentos e prédios históricos.

Fisioterapia:

Confecção de equipamentos de baixo custo, que auxiliam no tratamento da área de Fisioterapia.

Odontologia:

Impressão de guias que são utilizadas em procedimentos cirúrgicos de implante dentário (Professor Rafael Maluza).

Publicidade e Propaganda:

Design e confecção dos Troféus 2019 dos  XXXVI Jogos Unisanta;

Alguns dos equipamentos do InovFabLab

5 impressoras 3D – São utilizadas para imprimir, em terceira dimensão, imagens modeladas em software CAD/CAM (Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing).

1 fresadora CNC – Utilizada principalmente para criação de peças mecânicas de forma automatizada. Com este equipamento, o aluno será capaz de usinar peças com materiais de alta resistência mecânica, nylon, ferro, aço etc.

1 micro retífica

1 Scanner 3D

O scanner 3D é capaz de escanear imagens em três dimensões, possibilitando obter imagens reais e, com o poder da capacidade computacional disponível, gerar inúmeras possibilidades de projetos.