Em parceria com a Rede Provedora de Ações e Serviços de Excelência (PRORED), a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) promoverá, a partir de março de 2006, alguns cursos de Pós-Graduação inéditos no País, ministrados por professores da UNISANTA, USP, UNESP e Unicamp.

Entre eles, o mestre Paulo Bezerril, que supervisionou a obra de transposição do Rio São Francisco, a titular da ECA/USP, profa. Maria Aparecida Baccega e a livre-docente também da ECA/USP, profa. Maria Cristina Castilho Costa, que coordenarão o curso de Especialização em Gestão da Comunicação; e o Dr. André de Felice, livre-docente da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Destaques ainda para o prof. José Carlos Proença, titular da ECA/USP; o prof. dr. Heliodoro Teixeira Bastos Filho, também da ECA/USP; o mestre pela Florida Christian University, prof. Carlos Eduardo Beni e o prof. dr. Joaquim Carlos Teixeira Riva, da POLI/USP.

Segue a relação dos cursos:

1 – MBA em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

O planejamento do uso e o gerenciamento de um recurso tão versátil e de tamanhas implicações como a água requer uma gama de conhecimentos em diversas áreas, como a Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Pesquisa Operacional, Administração, Economia, Direito, Sociologia, Ciências Políticas e Comunicação.

Entre os objetivos do curso está o incremento de pesquisas sobre ecossistemas terrestres e hídricos interiores e marinhos, emissários submarinos, terminais, portos, marinas, dragagens, recifes artificiais, água subterrânea, e outros, aperfeiçoando técnicas para explotação de recursos naturais aquáticos, bem como para sua defesa, preservação e minimização de impactos, e adoção de medidas compensatórias em projetos de desenvolvimento. Visa ainda o estudo e o planejamento do balanço hídrico, energético e ambiental dos caudais fluviais brasileiros.

O curso será coordenado pelo mestre Paulo Bezerril, que supervisionou a obra de transposição do Rio São Francisco com Joaquim Carlos Riva. A duração é de 360 horas/aula.

Podem participar profissionais graduados que desejam qualificar-se e capacitar-se como especialistas em recursos hídricos, a fim de desenvolver essa nova função na administração pública, nos serviços de concessão e terceirizados, e nas áreas técnicas e científicas de consultoria e planejamento.

2 – MBA em Planejamento e Gestão Logística da Multimodalidade de Transportes

O campo dos transportes sofrerá profundas mudanças devido ao comércio internacional entre o Brasil e os outros países do Cone Sul. Sendo assim, o curso de Planejamento e Logística da Modalidade de Transportes visa preencher a necessidade de dispor conhecimentos, técnicas e métodos ao universo crescente de profissionais a ser demandado pela expansão do sistema de transportes e suas modalidades, além de planejar sua multimodalidade associada ao desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Compõem o público-alvo, profissionais graduados que desejem qualificar-se e capacitar-se para trabalhos de assessoramento e consultoria em transportes integrados, bem como aprimorar o desempenho de suas funções públicas ou técnico-profissionais.

A coordenação é do Prof. Dr. Joaquim Carlos Teixeira Riva, da POLI/USP. A duração do curso é de 360 horas/aula.

3 – MBA em Gestão Estratégica e Gerenciamento da Performance Empresarial

O curso reunirá a estratégia, a eficácia e a utilização de sistemas de gestão de desempenho integrados para habilitar e certificar os alunos de nível superior a transformarem a informação em conhecimento aplicado e em inovação, requisitos indispensáveis à superação dos desafios nos novos negócios da economia globalizada do terceiro milênio.

Sua formação profissional fundamentará o uso estratégico da tecnologia da informação para alavancar o êxito dos negócios de determinadas organizações empresarias em relação a suas concorrentes pelo conhecimento avançado que detêm em meio aos mercados inovadores de alto grau e nível de acirrada competitividade.

O mestre pela Florida Christian University, prof. Carlos Eduardo Beni, será o coordenador do curso que terá 360 horas/aula de duração. Compõem o público-alvo: primeiros executivos, executivos financeiros, diretores, gerentes executivos, analistas de negócios, consultores de sistemas, executivos de informação, de conhecimento e em geral.

O curso capacitará os interessados em técnicas computadorizadas de novas estratégias, novos produtos e inovações calcados na criatividade proporcionada pelo conhecimento e tecnologia integrados em sistemas aperfeiçoados de realização de negócios, além de aprimorar o desempenhos de suas funções públicas e técnico-profissionais.

4 – MBA em Marketing de Resultados e Propaganda Eficaz

Proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e técnicos de vanguarda na mídia, visando melhor qualificação, capacitação e atualização profissional; oferecer conceitos e instrumentos de marketing para o contexto estratégico das empresas; e analisar o processo de administração e planejamento estratégico de uma organização empresarial são alguns dos objetivos do curso.

Coordenado pelo doutor da ECA/USP, prof. Heliodoro Teixeira Bastos Filho, o curso terá duração de 360 horas/aula. Poderão participar profissionais que atuem no mercado da comunicação, de marketing e de administração de empresas, professores e graduados interessados em qualificar-se e capacitar-se no processo da transmissão de palavras, signos, sinais, símbolos e idéias.

O curso pretende, ainda, discutir o papel da pesquisa de mercado na geração de informações para tomada de decisões de marketing; difundir a filosofia da Comunicação Integrada no ambiente empresarial e desenvolver a análise do discurso publicitário em diferentes perspectivas teóricas.

5 – MBA em Jornalismo e Editoração para Pequenas e Médias Empresas

Os processos de atualização e as transformações do mercado fazem parte da política estratégica de planejamento nas pequenas e médias empresas. O entendimento de como essas transformações ocorrem, quais os seus significados, em que universo se inserem e como captar as rápidas mudanças tecnológicas específicas para o campo das comunicações e do jornalismo constitui um diferencial necessário para essas instituições e para os profissionais no sentido de planejar e executar suas ações.

Destinado aos graduados interessados em estudar os processos de comunicação, o curso tem coordenação do titular da ECA/USP, prof. José Carlos Proença. A duração é de 360 horas/aula.

6 – Especialização Lato Sensu em Gestão da Comunicação

Coordenado pela titular da ECA/USP, profa. Maria Aparecida Baccega, o curso destina-se a profissionais de nível superior, de qualquer área, interessados em conhecer as bases dos processos da comunicação, ferramenta indispensáveis ao êxito de qualquer setor da sociedade.

Entre as disciplinas ministradas, nas 360 horas/aula, estão: Teorias da Comunicação, Políticas de Comunicação/Cultura, Educomunicação e Gestão Comunicativas e Processos de Produção em Comunicação/Cultura.

7 – Especialização Lato Sensu em Perícia Forense na Área Médica, Psiquiátrica e Citogenética Molecular

Destinado a médicos, assistentes sociais, biologistas, biomédicos, e outros graduados de formação superior que queiram qualificar-se e capacitar-se em perícia forense, bem como aprimorar o desempenho de suas funções publicas e/ou técnico-profissionais. Com duração 360 horas/aula, o curso é coordenado pelo livre-docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, Dr. André de Felice.

Esta especialização visa atender a crescente necessidade de profissionais altamente qualificados e capacitados para atuar na área de perícias médico-legais em investigação de paternidade e maternidade, ações acidentárias, reparação de dano, ações previdenciária, anulações de casamento determinadas por fatores físicos e psicopatológicos, tutela, entre outros. Além da área criminal: grau de periculosidade, insanidade mental e dependência toxicológica.

8 – Especialização Lato Sensu em Administração Turística e Hotelaria Aplicada ao Mercado

Realizado em convênio com a UNISANTA e o Instituto de Estudos de Hospitalidade, Lazer e Turismo (IEHLATUR), em parceria com a ECA/USP, o curso tem como objetivos propiciar uma visão moderna e global do planejamento e gestão da atividade turística com enfoque nas diversas áreas de atuação do mercado brasileiro e internacional.

Possibilita ainda, a formação profissional direcionada ao aprimoramento técnico-científico nos estudos multidisciplinares e nas aplicações práticas de Comunicação e Marketing no setor de Turismo e Hotelaria, além de capacitar os alunos ao desenvolvimento de consultoria e marketing nas áreas de Turismo e Hotelaria.

A coordenação do curso está a cargo do titular da ECA/USP, prof. dr. Mário Carlos Beni.

Outras informações podem ser obtidas na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, Rua Cesário Mota, 20, ou pelos telefones (13) 3202-7104 ou (13) 3202-7114.