Unisanta abre inscrição de alunos no Projeto Rondon – Operação Parnaíba/2019, até 14 de setembro

514

As atividades do Rondon deste ano no Rondon serão desenvolvidas em janeiro de 2019.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos alunos da Unisanta que participarão da Operação Parnaíba do Projeto Rondon, no Piauí, em janeiro de 2019.  Essa fase vai até o dia 14 de setembro. A Universidade Santa Cecília, certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES) com o Selo Instituição Socialmente Responsável, é uma Instituição de Ensino que busca, através de seus projetos institucionais e comunitários, soluções que minimizem ou eliminem problemas sociais e ambientais.

Com a finalidade de expandir seu campo de atuação social para todo o território nacional, a Unisanta se credenciou  no Ministério da Defesa, para integrar o rol de Instituições de Ensino Superior participantes do Projeto Rondon.

Serão ofertadas no total 12 vagas para os alunos de graduação da Universidade Santa Cecília, que serão divididos em dois grupos com oito titulares e quatro suplentes.

O candidato deverá, obrigatoriamente, estar regularmente matriculado na segunda metade do curso de graduação, ter bom desempenho acadêmico (verificado no histórico escolar), perfil extrovertido, desinibido para falar em público, “espírito aventureiro” e tempo disponível nos períodos manhã, tarde ou noite durante o segundo semestre de 2018 para participar das reuniões de capacitação na Unisanta (caráter obrigatório). Não poderão se inscrever aqueles que participaram de Operações anteriores do Projeto Rondon.

Para a inscrição,  o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:  ficha de Inscrição devidamente preenchida; projeto detalhado da Proposta de Trabalho que pretende realizar durante a Operação (a Proposta de Trabalho deverá ser direcionada para uma ou mais áreas de atuação indicadas no edital); carta de recomendação assinada por Pessoa Física ou Jurídica, com a devida identificação; carta de motivação redigida e assinada pelo candidato,  incluindo breve descrição dos projetos profissionais e trabalhos voluntários no qual participou ou participa.

Os documentos para a inscrição deverão ser entregues aos cuidados do Prof. Daniel Siquieroli, na sala da Coordenação do Projeto Rondon.  A Coordenação Institucional do Projeto Rondon fica no CAI (Centro de Atendimento Integrado) da Unisanta, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 300, sala 10. O telefone para contato é (13) 3202-7167.

Os horários de atendimento da secretaria (Claudia Venturini) são de segunda a sexta, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30; e  os horários de atendimento da coordenação (Daniel Siquieroli): são às quintas-feiras, das 14h00 às 20h00. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o email: projetorondon@unisanta.br; Os casos omissos ou excepcionais serão analisados pela Coordenação Institucional do Projeto Rondon.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. É realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

O objetivo geral da proposta de trabalho da Unisanta no Projeto Rondon é o de unificar,  num mesmo projeto, o ensino, a pesquisa e a extensão comunitária, viabilizando a participação de alunos de graduação no processo de desenvolvimento sustentável e o  fortalecimento da cidadania junto à população que será atendida com as ações comunitárias descritas, visando contribuir para a formação cidadã do universitário, desenvolver o sentido de responsabilidade social e integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional.