Ex-alunos da Fefesp – Unisanta, Leandro Pereira explicou características de um treinamento funcional e Fernando Bezerra abordou questões relacionadas a CrossFit, modalidade que pode causar sérias lesões se o praticante vai além do limite do seu corpo.

“Benefícios do Treinamento Funcional para os diversos públicos” e “Atualizações profissionais no Crossfit” foram os assuntos que abriram o 5° Simpósio de Educação Física: Estratégias Profissionais da Saúde ao Esporte, na manhã desta quarta-feira (8/11). O evento é realizado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), por iniciativa do Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde (LAFES), com apoio do Diretório Acadêmico do Curso.

Entre outros assuntos, Fernando explicou a questão de lesões ocorridas durante a prática do CrossFit. Segundo ele, muitas vezes as lesões são causadas porque os praticantes querem ir além do limite do próprio corpo, e acabam se machucando quando treinam com mais intensidade do que aguentam. Diante dessa postura de muitos praticantes, Fernando concluiu com um questionamento: “é o CrossFit que lesionou o aluno? Ou o aluno que machucou ele mesmo?”.

De acordo com Leandro Pereira, as mulheres representam a maioria do público que se interessa pela prática de treinamento funcional e que busca orientação sobre o assunto. Ambos afirmam que o público feminino é o que mais procura o auxílio de um personal trainer. Eles explicam que, em muitos casos, os homens preferem administrar e definir o próprio treino, e, devido a essa postura, muitas vezes descartam a ajuda de um profissional em treinamento físico e podem acabar se lesionando durante o treino.

Leandro é proprietário e treinador da Extreme Treinamento Funcional Personalizado. Também é proprietário e consultor da Extreme Consultoria e Treinamento Esportivo. Em 2012, formou-se bacharel em Educação Física pela Universidade Santa Cecília (FEFESP) Tem Pós-Graduação em Metodologia da Preparação Física Personalizada pela Universidade Estácio de Sá e é especialista em Treinamento Funcional pelo CORE 360.

O prof. Fernando Felipe Bezerra da Silva é formado em Educação Física e Esportes na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em 2011. É sócio-proprietário e coach da CrossFit It´s Time e graduado em CrossFit Level 1 Trainer na CrossFit Inc.

O Simpósio terá continuidade às 19h30 desta quarta-feira e se estenderá até sexta-feira (10). Todos os eventos serão realizados no Auditório do Bloco E – 4º andar. Veja a programação completa do 5° Simpósio de Educação Física: Estratégias Profissionais da Saúde ao Esporte:

Quarta-Feira (8/11) às 19h30

Tema Geral – Aspectos Interdisciplinares Aplicados à Prática Esportiva – Moderador: Prof. Ms. Dilmar Pinto Guedes

Nutrição Esportiva Funcional – Profª. Especialista Giovana Canno – Graduação em nutrição, Pós-graduada em Fisiologia do Exercício Aplicada à Prática Clínica UNIFESP.

Interações entre Medicina do Esporte e a Educação Física – Dra. Denise Carpigiani Ribeiro – Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e do Esporte (USP).

Quinta-feira (9/11), às 8h

Tema Central – Estratégias Para Uma Boa Atuação Profissional em Educação Física. Moderador: Prof. Ms. Tiago Rogel.

Competências Profissionais entre a Educação Física e o SESC – Prof. Esp. Osvaldo Junior – Graduação em Educação Física e Esporte, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício InCor.

Coach de carreira: O que é como funciona? – Profª. Ms Lara Azevedo Matos – Educadora física e administradora. Mestre em Educação.

Quinta-Feira (9/11), às 19h30
Tema Central: Interações Multiprofissionais da Prevenção ao Treinamento. Moderador: Prof. Ms. Marcos Antonio Alves

Interações multiprofissionais na prevenção – Esp. Antonio Lucas Pierin – Graduado em Educação Física pela
Universidade Santa Cecília, Especialização em Reabilitação nas Lesões do Esporte pela Unifesp.

Interações multiprofissionais no treinamento físico – Prof. Esp. Iago Aguilar – Graduado em Educação Física pela Universidade Santa Cecília, Pós graduado em Exercício Físico em Saúde pela Unisanta.

Sexta-Feira (10/11), às 19h – II Mostra de Ginástica e Dança da Fefesp
Apresentação de 10 grupos profissionais da região, especialmente selecionados para o evento. O Grupo de Dança da Fefesp fará a abertura da Mostra, que acontece no Ginásio Poliesportivo da Unisanta.