O Mestrado de Direito da Saúde da Unisanta se destacou  em mais um encontro, desta vez, no I Web Congresso  internacional, realizado no final de outubro. De 138 trabalhos selecionados de mais de 800 participantes, 13 eram de autores vinculados à Universidade.

O Mestrado de Direito da Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  está produzindo dezenas de pesquisas destacadas  em congressos internacionais recentes.  O último foi o promovido pelo Programa de Direito Sanitário da Escola Fiocruz de Governo – EFG, em parceria com a Associação Lusófona de Direitos da Saúde (Aldis), com sede em Coimbra, Portugal.

Participaram mais de 800 pesquisadores, nos dias 26 e 27/11. De 138 trabalhos selecionados de mais de 800 participantes, 13 eram de autores vinculados à Universidade.

Também no VII Congresso Ibero-Americano e no XIII Seminário Internacional de Direito Sanitário, realizado na USP, de 18 a 20/10, o Mestrado de Saúde Unisanta se sobressaiu, com o  melhor trabalho inscrito entre  84 selecionados.

Pesquisas da Unisanta no I Web Congresso e seus autores

A importância da triagem nutricional no adulto hospitalizado. Autoras:  Thaisy Correia Guerra Delgado e Tássia dos Anjos Andrade,  mestrandas de Direito da Saúde Unisanta.

A instituição da Câmara de Conciliação de Saúde como medida de redução à judicialização e efetivação do acesso à justiça. Laila Soares Cavalcante e Tássia dos Anjos Andrade,  mestrandas Direito da Saúde Unisanta.

A judicialização da saúde suplementar no Brasil. Tércio Neves Almeida,  Rosemar Cardoso Fernandes e  Marcelo Vallejo Marsaioli, mestrandos de Direito da Saúde Unisanta).

A mediação sanitária como medida de efetivação dos direitos humanos e acesso à Justiça. Thaís de Camargo Oliva Rufino Andrade, mestrandas de Direito da Saúde Unisanta. e Paulo Antonio Rufino de Andrade (Faculdade Bertioga).

A problemática do desabastecimento de medicamentos no âmbito do Poder Público, em razão da falta de planejamento estruturado das licitações. Sheyla Suruagy Amaral Galvão do Vale e Thaina Coelho Midlef, mestrandas de Direito da Saúde Unisanta).

A responsabilidade civil do Estado pelos danos causados por Organizações Sociais na prestação de serviços públicos de saúde. Oswaldo Luís Caetano Senger, Cláudia Moraes da Silva, Alex Gomes Seixas,  mestrandos  Direito da Saúde, Unisanta.

A responsabilidade civil nos contratos de planos de saúde. Marco Antonio Barbosa de Freitas, mestrando Direito da Saúde, Unisanta.

Direitos dos pacientes oncológicos. A informação adequada e transparente como instrumento essencial ao bem-estar e a preservação dos direitos. Rodrigo Trisoglino Nazareth e Paulo Lascani Yered, mestrandos do Direito da Saúde Unisanta); Marcelo Lamy, docente do Mestrado.

Erro de diagnóstico e de terapêutica: a importância da relação médico-paciente. Rosilma Menezes Roldan, Milton Marcelo Hahn, mestrandos Direito da Saúde, Unisanta); Marcelo Lamy (docente).

Mediação sanitária e advocacia pública: uma forma de efetivação do direito à saúde. Tássia dos Anjos Andrade,  Laila Soares Cavalcante, mestrandos de Direito da Súde Unisanta) e Victor Oliveira Silva (Universidade Federal Fluminense).

O papel da justiça para garantir o direito aos medicamentos no Brasil. Rosemar Cardoso Fernandes  e Tércio Neves Almeida, mestrandos Unisanta.

O profissional de saúde perante o conflito entre a palavra da vítima e o in dubio pro reo em estupro de vulneráveis. Tércio Neves de Almeida; Rosemar Fernandes  e  Lissa Caron Sarraf e Silva, mestrandos Direito da Saúde, Unisanta.

Trabalho escravo contemporâneo e os impactos na saúde. Rita de Cássia da Silva, mestranda – Direito da Saúde, Unisanta.

Destaques em outro congresso

No VII Congresso Ibero-Americano e no XIII Seminário Internacional de Direito Sanitário, realizado na USP, de 18 a 20/10, pesquisa do Mestrado de Saúde Unisanta  foi escolhido como o melhor de todos os selecionados.

Esse estudo – Judicial Regulação da Saúde e dos Medicamentos de Alto Custo e sem Registro teve como   autores a mestranda Adriana de Fátima Santos e os coautores profs. drs. Luciano Pereira de Souza e Marcelo Lamy, respectivamente, Coordenador do Núcleo de Estudos e Práticas Jurídicas e Vice Coordenador do Mestrado de Direito da Saúde da Unisanta Medicamentos de Alto Custo e Sem Registro”.

Nesse congresso, dos 200 trabalhos científicos de diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. foram aprovados 84,  dois quais 9 receberam a menção de destaque. E 3 desses 9 eram de pesquisadores da Universidade Santa Cecília.