A Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas, Alexandra Sampaio, será uma das palestrantes do Seminário, a ser realizado nos dias 3 e 4/11, no Teatro Guarany, em Santos.

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, com apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  promovem o Seminário Internacional “Qualidade das Águas Costeiras no Estado de São Paulo”, de 3 a 4 de novembro. As palestras e debates serão no Teatro Guarany em Santos, São Paulo, das 9 às 12h30 e das 14h40 às 18 horas.

O objetivo é fazer uma avaliação dos principais fatores que afetam a qualidade das águas costeiras no Estado de São Paulo, produzir diagnósticos, identificar dificuldades e obstáculos  enfrentados na área da balneabilidade pelo poder público, estadual municipal ou federal, de modo a permitir a formulação de políticas públicas que respondam a necessidades de desenvolvimento econômico, social e de proteção ambiental.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta,  engª Alexandra Sampaio, será uma das palestrantes, ao lado de pesquisadores norte-americanos e de diversos estados brasileiros.  Ela falará na tarde do  dia 3/11, sobre Sanitation and microbiological water quality in the watershed of Santos-São Vicente Estuary (Saneamento e qualidade microbiologica da água no estuário de Santos -São Vicente).

Participarão da mesa de abertura, no dia 3/11, às 9 horas,  o Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o deputado federal João Paulo Tavares Papa, o professor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira e o presidente da Sabesp, Jerson Kelman.

Entre os palestrantes estão pesquisadores da School of Civil Engineering – Georgia Institute of Technology de Atlanta, USA, da Water and Sanitation  Consultant , de Wahsington, USA; do Instituto Superior Técnico de Lisboa, de Portugal;  da  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, do Instituto Oceanográfico da USP, do Comitê da Bacia do Litoral Norte, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sabesp, Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, entre outras instituições.

Confira o programa na íntegra