O curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  realizará, entre os dias 12 e 16 de agosto,  a Semana Acadêmica da Biologia. O tema dessa edição será “Crime Ambiental” e todo o evento será realizado no Auditório do Bloco E – 4º andar. A abertura será realizada às 15h45.

Rodrigo Florentino. Estágio Acadêmico.*

Primeiro dia – 12/08

A primeira palestra, que terá início às 16h, será sobre o tema “Arranjos Institucionais para a Construção Coletiva de Acordo de Pesca para estuário e baía de Santos – O caso do maior incêndio portuário do país”. O palestrante é Fabrício Gandini, oceanógrafo e diretor do Instituto Maramar, que atua há quinze anos com recursos na zona costeira do Brasil.

Após a pausa para o coffee break, Danilo Sato Martins falará sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil. Ele é médico veterinário responsável pela Fauna Rescue e pós-graduado em Medicina de Animais Silvestres.

Segundo dia – 13/08

A partir das 16h, a empresa Aiuká Consultoria Ambiental conversará com os presentes sobre o resgate e reabilitação de fauna em emergências ambientais. Depois da pausa para o coffee break, Christian Gama de Oliveira dará uma palestra sobre o tema “Conflitos ambientais em Unidade de Conservação: o retrato das ações de fiscalização do Parque Estadual Xixová-Japuí. Christian é formado em Gestão Ambiental, técnico em Meio Ambiente e Monitor Ambiental. Desde 2012,  atua em unidades de conservação. Atualmente é responsável pela fiscalização do Parque Estadual Xixová-Japuí.

Terceiro dia – 14/08

A primeira palestra da quarta-feira (14), será sobre a atuação do Ibama frente as problemáticas ambientais ocorrentes na cidade de Santos. A palestrante será Ana Angélica Alabarce Pinto, chefe da Unidade Técnica de 2º Nível em Santos do Ibama e acontecerá a partir das 16h.

Após o coffee break, o tema da palestra será “O Caso Rhodia, um dos maiores crimes contra o meio ambiente e Cava Subaquática de Santos”, com a participação de Jeffer Castelo Branco, diretor da Associação de Combate aos Poluentes (ACPO) e pesquisador do Núcleo de Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Quarto dia – 15/08

A primeira palestra do penúltimo dia, com início às 16h, é sobre “Responsabilidade penal, civil e administrativa por danos e atividades lesivas ao meio ambiente”, com os palestrantes Luciano Pereira de Souza, advogado e professor do Programa de Mestrado em Saúde da Unisanta e Marina Cristina Gontijo, advogada e professora da Unisanta.

Depois do coffee break, o fotógrafo Felipe Beltrame e a estudante de Jornalismo, Luiza Schiff, falarão sobre “Vivências e relatos sobre o crime da Vale em Brumadinho”, em relação ao rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão que causou a morte de 179 pessoas.

Quinto dia – 16/08

O último dia da Semana Acadêmica de Biologia começará com a palestra “O problemático cenário da pesca nacional: conflitos do Poder Público x pescadores e legislação pesqueira” a partir das 16h. O palestrante será Alexandre Rodrigues, doutorando em Zoologia e integrante do  Laboratório de Biologia e Genética de Peixes no Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. Atua na caracterização da fauna de tubarões e raias e sua relação com a pesca artesanal na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro de São Paulo (APAMLC) e membro da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL.

A palestra final da Semana de Biologia será sobre “Estrutura da Fiscalização Ambiental no Estado de São Paulo”, com João Thiago Wohnrath Mele, advogado com especialização em Direito Ambiental, diretor substituto do Departamento de Gestão Regional da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade e membro titular do Conselho de Desenvolvimento e Meio Ambiente (COMDEMA) de Guarujá e Bertioga, representando a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo.

Inscrições

Para se inscrever pessoalmente, basta ir ao Herbário da Unisanta, localizado na Sala 25 do Bloco D, de segunda a sexta das 14 às 18h. Para realizar a inscrição online, basta fazer uma transferência bancária para a conta bancária abaixo e enviar um e-mail com o assunto “INSCRIÇÃO” para semanabiounisanta@gmail.com com nome completo, RG, CPF e comprovante de pagamento.

Dados para transferência ou depósito:

TED PARA BANCO ITAÚ

Conta Poupança