Acadêmicos ensinaram habitantes de Tanquinho a fazer fotos, áudios e vídeos. A Operação Rondon,  com professores e alunos da Unisanta,  começou dia 18 de janeiro e  termina dia 3 de fevereiro.

Alunos de Jornalismo estão ensinando moradores de Tanquinho, da Bahia, a documentar sua cidade em  fotos e vídeos, para postá-los em sites e blogs. A Oficina “Registrando a Riqueza Cultural através do som e da imagem”  foi muito bem recebida pela população local, conforme relata a acadêmica Mara Menezes.

O mesmo ocorre com as oficinas nas área da Saúde, Direito e Administração, além das visitas às comunidades rurais. As aulas técnicas  de fotografia foram dadas pelo aluno Sergio Asche e as práticas ocorreram na praça central da cidade.  No dia seguinte, fotos de vários alunos foram projetadas e Sergio comentou cada uma, explicando os acertos e erros.

A moradora Naiade Soares se destacou com fotos tiradas em uma subida ao Monte da Emancipação, no domingo seguinte. Asche também transmitiu noções de áudio. Instruções sobre produção de vídeos foram ministradas pelo estudante Fábio Schaefer.

Mutirão de Saúde

A tenda do  Mutirão da Saúde instalada em um ponto central atendeu a dezenas de pessoas, em procedimentos como aferição da pressão arterial, medição do peso, altura e idade, para servir como parâmetros ao índice de massa corporal (ICM).  Após as medidas da circunferência abdominal dos atendidos, a formanda de Educação Física, Karol Oliveira, ofereceu conselhos práticos de dietas e prevenção à obesidade e doenças.

Laís Amorim, de Odontologia, deu instruções aos jovens e crianças quanto à escovação apropriada da dentição,  usando um macromodelo da arcada dentária. Foram distribuídos tubos de creme dental, fornecidos pela Faculdade, preservativos (camisinhas), e, também, panfletos instrutivos sobre “as práticas do bem viver”.

Direito  e Linguagens

O estudante de Direito, Ezequiel Chagas, ministrou uma oficina sobre Criação de Conselhos de Direitos e falou sobre o tema Enfrentamento a toda Forma de Violência.

Segundo Mara  Menezes, de Jornalismo, foram várias as oficinas na primeira semana que obtiveram um resultado bastante positivo em frequência, como por exemplo: A Arte de Contar Histórias, Noções Gerais de Administração, Dança na Praça, Capacitação em Oratória  e Linguagem Corporal para Teatro, Produção e Difusão de Material Informativo.

“Além disso, a equipe realiza visitas a comunidades rurais,  onde são constatadas as adversidades dos habitantes desta terra contra a seca”, diz. Os rondonistas estão satisfeitos com as demonstrações de carinho recebidas dos moradores carentes e com a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade, o que possibilita, segundo eles,  uma aprendizagem pessoal muito além do que aprenderam em salas de aula de ensino superior na cidade grande.

Os professores da Unisanta, Celso Volpe e Daniel Siquieroli coordenam o grupo durante a operação.

Rondon – O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança. Outras informações sobre o projeto.

História – O Projeto Rondon, que existe desde 1967, foi interrompido em 1989, pelo Estado. Na primeira fase, contou com a participação de 350 mil alunos e 13 mil professores. Eles se inscreviam e participavam na cidade onde moravam. Os melhores eram escolhidos para trabalhar em âmbito nacional. Todos realizaram uma série de trabalhos nas áreas carentes do País.

A vontade de resgatar o trabalho fora abraçada pelos universitários, ressurgindo em 2005, por iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com o Governo Federal. Hoje, o projeto acontece em duas edições por ano, uma em janeiro e a outra em junho.