A redação solicitada no Vestibular da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no exame realizado nesta segunda-feira (7), foi sobre a as relações entre pais e filhos. Os vestibulandos foram convidados a comentar esta frase, de José Roberto Simão, transcrito do livro Cidadania e ética : pais e filhos, a busca do equilíbrio. Editora FTD: “Fugindo do autoritarismo e dos regimes de força que não educam e ferem a dignidade da pessoa humana (a liberdade, nossa face moral), caímos no liberalismo míope do vale-tudo, do pode-tudo, igualmente deseducativo e destruidor da pessoa”.

Cinco candidatos com necessidades especiais, de nascença ou devido a acidentes, tiveram uma sala reservada para fazer a prova, no 1ª andar do Bloco M, com mesas maiores. Marcela da Costa Azevedo, de 19 anos, nasceu com paralisia cerebral, que afetou seu braço direito. Ela escreve sem problemas com o braço esquerdo, e necessitou de um espaço grande para colocar a prova. A mesa que lhe foi oferecida é confortável. Bem-humorada, Marcela leva a vida como toda jovem. Gosta de baladas e de passeios. Trabalha há cerca de dois anos em uma grande loja de departamentos, na área de finanças, e concorre a uma vaga em Administração, com segunda opção em Engenharia.

Outros candidatos têm problemas passageiros, como Josias Leonardo Júnior, que deseja estudar Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Ele se machucou no sábado (luxou o braço direito), jogando bola. Com o braço esquerdo, conseguiu responder às questões de múltipla escolha mas precisou ditar a redação a um funcionário.

Também acidentados, com ferimentos leves, fizeram exame Eduardo Barbosa Lima (primeira opção, Publicidade e Propaganda); e Carlos Eduardo da Silva, que pleiteia estudar Ciência da Computação, mesma escolha de Lílian Fernandes Santos, surda-muda.

Vagas e listas – São 3.820 vagas para os 25 cursos superiores da Instituição. Os cursos mais procurados por número de candidatos foram Administração de Empresas, Fisioterapia, Direito, Biologia Marinha e Ciência da Computação. Pela relação candidato vaga foram os seguintes: Biologia Marinha, Administração de Empresas (diurno), Engenharia Industrial Mecânica, Farmácia e Administração de Empresas (noturno).

A lista de aprovados será afixada a partir de 10 de novembro, no Ginásio Poliesportivo (entrada pela Rua Oswaldo Cruz, 255), além de ser divulgada na Internet, no endereço www.unisanta.br . Também será publicada na edição do dia 10, na imprensa local.

Gabaritos – Foram disponibilizados na Internet a partir das 19 horas de hoje (segunda), no site www.unisanta.br. Às 18 horas, os candidatos residentes na Baixada Santista puderam conferir as respostas pela Rádio Santa Cecília FM (107,7 MHz) ou pela Santa Cecília TV (canal 13 – NET, 14 Vivax, 51 UHF Litoral Sul e 52 UHF). A partir das 19 horas, os gabaritos estarão afixados na Universidade.

Matrículas – Os aprovados em primeira chamada farão matrículas dias 10 e 11 de novembro, das 9 às 21 horas, no Ginásio Poliesportivo; em segunda chamada, dias 14 e 16 de novembro, das 9 às 21 horas, no térreo do Bloco M. Em terceira chamada, dia 17, das 9 às 12 horas. As demais chamadas serão feitas diariamente, por meio de editais, que serão afixados na Universidade e poderão ser consultados via Internet.
O gabarito está disponível no site: www.unisanta.br/vestibular/2006

Informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3202-7101, 3202-7139, 3202-7140, pelo site ou e-mail vestibular@unisanta.br.