Reitora da Unisanta recebe docentes do Centro Nacional de Pesquisas do México

736

A reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, recebeu nesta quinta (10), a visita de docentes do Centro Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico do México que estão ministrando o curso de Métodos de Volume Finito Aplicado à Dinâmica de Fluidos para alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Mecânica.

Na oportunidade estiveram presentes os professores Dr. Jesús P. Xamán Villaseñor, do Centro Nacional de Investigación y Desarrollo Tecnológico – CENIDET – México, e a Dra. Ivett Zavala Guillén, do Centro de Investigación Científica y de Educación Superior de Ensenada – CICESE – México.

Pela Unisanta, participaram do encontro, além da reitora, o diretor Dr. Antônio de Salles Penteado e Prof. Dr. Aureo Pasqualeto Figueiredo, ambos da Faculdade de Engenharia, o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu, Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco, o coordenador de Internacionalização, Prof. Dr. Daniel Siquierolli, e o coordenador do curso e docente do Mestrado em Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Carlos T. Salinas Sedano.

Sobre o curso – Os pesquisadores mexicanos ministrarão o curso de Métodos de Volume Finito Aplicado à Dinâmica de Fluidos até o dia 14 de maio. O objetivo é capacitar os alunos a conhecer e aprender a técnica numérica de volume finito para a solução de equações diferenciais parciais aplicadas a problemas de sistemas térmicos, que lhes permitam obter habilidades para a abordagem e solução de problemas de engenharia mecânica. São demonstrados pelos instrutores os principais conceitos e desenvolvimentos matemáticos e conclusão de exercícios pelos participantes.

A grade curricular é composta por seis temas: Introducción a la dinámica de Método de volumen finito para problemas de convección- difusión; Método de volumen finito para problemas de dinámica de fluidos; e Métodos de solución de sistemas de ecuaciones algebraicas fluidos computacional; Ecuaciones de la dinámica de fluidos, transferencia de calor y masa; Método de volumen finito para problemas de difusión.

Com 45 horas de duração, o curso é voltado para alunos de graduação e de mestrados e docentes da Unisanta e de outras instituições.