Projetos desenvolvidos por alunos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica aliam teoria à prática

2355

Presente no quarto semestre dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica da Unisanta, projetos desenvolvidos por estudantes da disciplina Computação Aplicada à Engenharia visam desenvolver as habilidades e competências necessárias na área de projetos eletrônicos associados ao desenvolvimento de aplicações em sistemas informatizados. Conduzidos ao longo do semestre anterior, quatro destes projetos entram em uma nova fase em 2016, passando pelo estudo da aplicação, pela especificação dos materiais e pela análise de sua viabilidade técnica e financeira, além do desenvolvimento propriamente dito.

Destacando a intenção de que sejam inscritos no próximo Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC 2016), o professor Claudio Fernandes enfatiza que todos os projetos são de vital importância na formação dos alunos, aproximando-os do “mundo real” através do desenvolvimento de funcionalidades a equipamentos, do estudo da viabilidade de um projeto e da elaboração de protótipos: “No  âmbito escolar, o desenvolvimento desses protótipos introduzem o aluno à pesquisa científica, que é uma ferramenta de formação da mentalidade do aluno e do futuro engenheiro”, ressalta.

Entre os projetos em desenvolvimento neste semestre, estão:

Casa interativa

O objetivo deste trabalho é demonstrar a viabilidade na criação de uma casa interativa com o auxílio da plataforma Arduino. “Essa interatividade deve ser realizada a partir de comandos de voz, com o sistema interpretando os comandos dos usuários para a interação. Além disso, a plataforma permite efetuar o controle de equipamentos instalados na residência, bastando apenas o envio de um comando de voz previamente gravado para que a ação seja executada”, explica o professor Claudio Magalhães. O projeto está sendo desenvolvido pelos estudantes Juliana do Amara e Antón Arroyo Robson dos Santos.

Controle de acesso para residências e condomínios

Desenvolvido pelos alunos Jean Nilton Bonfim Cerqueira, Kamylla de Almeida Santos e Renato de Andrade Mariano, o objetivo é desenvolver um sistema de automação residencial ou para condomínios, na qual é efetuada a abertura de uma porta a partir de senhas previamente cadastradas. Segundo o professor, baseado na plataforma de código livre Arduino, o produto possui forte apelo comercial, já que apresenta custos de implementação bastante inferiores aos produtos existentes no mercado, podendo ser replicado de forma simples e eficiente em qualquer fechadura que utilize a liberação através de fecho eletromagnético.

Impedimento de máquinas através da utilização de bafômetro

Aluna, Thais Coutinho Simões

Produzido pela aluna Thais Coutinho Simões, o intuito deste projeto é desenvolver uma ferramenta que propicie segurança ao trabalhador na operação de máquinas e equipamentos. O protótipo utiliza um sensor capaz de aferir a concentração de álcool no organismo do operador, impedindo a ligação de uma máquina através de um intertravamento, caso a leitura esteja acima do limite permitido. Um sistema digital aciona um conjunto de leds (bargraph) de acordo com o nível de álcool presente no organismo e, através de um LCD, é possível realizar a leitura do percentual correspondente. Em caso de aprovação através do limite não atingido, a máquina é liberada para uso.

Esteira selecionadora de peças

Desenvolvido pelo estudante Luiz Gustavo Amaral Inácio, o objetivo deste trabalho foi construir um protótipo de uma esteira capaz de promover a seleção de peças de acordo com o tipo de material utilizado. O projeto faz uso de sensores de infravermelho, e é capaz de separar peças opacas daquelas que possuem cores consideradas reflexivas.