Apresentação do projeto, realizado pelos estudantes, para convidados em novembro/2018.

O trabalho reuniu alunos dos 6º, 8° e 10º semestres do curso, que viajaram para a cidade em março deste ano. A secretária de Turismo de Gonçalves, Marilia Ribeiro de Souza Lima, esteve presente e fez elogios ao projeto.

Com entusiasmo e sentimento de trabalho realizado, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentaram, na manhã desta sexta-feira, 23/11, o projeto final de paisagismo elaborado para a cidade de Gonçalves, localizada em Minas Gerais.

O evento, que aconteceu no Consistório da instituição, contou com a presença de autoridades, docentes do curso, estudantes e a Direção da Universidade. A Reitora Sílvia Teixeira salientou que o projeto foi uma forma de trazer a realidade da profissão para mais perto dos alunos. “Foi uma opção de vocês, voluntários. Participar, conhecer, ter uma intervenção in loco é uma coisa positiva para o profissional, pois envolve a criatividade, o instinto de cidadania e, principalmente, resulta em algo real”.

O projeto de paisagismo foi desenvolvido por alunos dos 6º, 8º e 10º semestres, que aplicaram os ensinamentos da sala de aula para a prática do cotidiano da cidade, no período em que estiveram no local. Para um melhor resultado, participaram acadêmicos do cursos diurno e noturno.

“Após coletar os dados na cidade, eles retornaram para a faculdade e começaram o trabalho acadêmico interdisciplinar. Primeiro tiveram a fase de criação, depois explicamos que a cidade era pequena e precisávamos adequar os recursos dela para a realidade do projeto e, em seguida, começaram a finalização do projeto”, comenta Patrícia Veloso D’Andréa, docente da disciplina de Paisagismo do curso.

O professor Fábio Bei, morador da cidade e idealizador do projeto, conta que a ideia surgiu no ano passado, por conta do calor excessivo que estava ocorrendo no local. “A população estava reclamando a respeito do clima quente e eu reparei que faltavam sombras e árvores. Então, inicialmente, o plano era apenas de arborização e depois mudou para algo maior, o paisagismo”.

O professor Bei acrescentou que, a ação só foi possível graças à credibilidade que a universidade e a prefeitura proporcionaram aos estudantes e professores. “Essa oportunidade que a gente teve, que a universidade deu e que a prefeitura de Gonçalves aceitou, foi uma coisa muito boa para os alunos, para todos. Eu acho que é uma parceira muito grande para o projeto, com um resultado incrível, adoramos, e nós, professores, assim como os alunos, estamos bem empolgados com isso”.

O projeto de paisagem para a cidade visa a criação de um sombreamento em diversos pontos do município, feito com as plantas nativas e adequadas encontradas no local.

As principais ruas que receberão as mudanças, segundo projetos de curto, médio e longo prazos, são o portal da cidade, localizado na Av. Coronel João Vieira, que receberá arborização nas calçadas; A Rua Capitão Antonio Carlos, onde fica a Prefeitura da cidade, que ganhará um espaço para convivência, chamado parklet, além de demarcação para estacionamento de veículos e aumento de calçadas.

“Os parklets podem ser a extensão da calçada, ele demanda pouco espaço, uma ou duas vagas de veículo. É um espaço complementar, reservado para a área de lazer. Nós projetamos esse espaço para diversos usos: leituras, apenas para prosa, alimentação, espaço para pet, então vai de a cidade escolher qual será o uso que eles estão precisando”, comenta Jessica Gabriele da Silva, 3º ano do curso e participante do projeto.

Outro ponto da cidade que será reformado é a Rua dos Funcionários Públicos, que atualmente tem uma parede na cor cinza, e , com as mudanças, passará a ter mais cor, com grafites de artistas locais. “Nessa rua, há duas possibilidades de mudanças: uma que receberá um estacionamento e outra que receberá uma área para pedestres”, segundo explicaram participantes do projeto ao longo da apresentação.

Para Marilia Ribeiro de Souza Lima, da Secretaria de Turismo de Gonçalves, o projeto tem todos os pontos principais discutidos no encontro realizado na cidade, em abril.

“Tudo o que a gente pontuou para eles na reunião, nossa realidade, as características que gostaríamos de preservar na cidade, e a conversa com os moradores, tudo  foi acolhido, teve essa preocupação e carinho. E eu já falo de antemão, provavelmente, que boa parte do projeto nós temos condições de implementar em curto prazo. Esses parklets foram sensacionais, tenho certeza que ninguém pensou nisso em Gonçalves, então temos a ideia de levar adiante. Esse projeto vem ao encontro de tudo o que almejamos para a cidade. Vai deixar Gonçalves ainda mais bonita”, vibra Marília.