O grupo britânico veio conhecer de perto o trabalho desenvolvido na Universidade

Histórias de superação diante das limitações impostas por necessidades especiais foram apresentadas ao grupo de nove ingleses que estiveram na Universidade Santa Cecília (Unisanta), na tarde desta terça-feira (20). Os capoeiristas estrangeiros vieram ao Brasil para conhecer de perto projetos como o Capoeira Escola – Capoeira para Todos, desenvolvido pelo mestre Márcio, professor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta.

Eles fazem parte da London School of Capoeira Herança, escola criada pelo casal de brasileiros Marcos dos Santos e Sylvia Bazarelli, estabelecidos na Inglaterra há mais de 20 anos.

Sylvia conta que em 1988 eles tiveram a ideia de começar a dar aulas de capoeira no Reino Unido e, aos poucos, a expressão cultural brasileira foi caindo no gosto dos britânicos e de pessoas de outras nacionalidades residentes naquele país.

Tudo começou na escola de dança The Place, em Londres – um espaço que reúne salas de espetáculo e cursos dedicados à dança, muito conhecido e respeitado na cena artística londrina. Em 1993, os brasileiros criaram a companhia de dança Passo Co., e passaram a fazer várias apresentações.

O sucesso do trabalho os levou a participar de um comercial para televisão realizado pela empresa multinacional Nokia, de telecomunicações e tecnologia. “O comercial passou em toda a Europa e ganhamos ainda maior projeção”, comenta a mestre Sylvia.

Entre os visitantes estava a italiana Caterina Violi, que já se gradou em capoeira pela London School of Capoeira Herança (que hoje tem cerca de 80 alunos) e abriu uma escola de capoeira na Itália.

Lição de vida – Antes de participar da oficina com os responsáveis e alunos do projeto Capoeira Escola, da Unisanta, os visitantes se emocionaram com alguns depoimentos e apresentações de capoeira realizadas por alunos como os deficientes visuais Luis Patrick e Fábio; o menino Bruno, portador de autismo; e a cadeirante Roseli, que tem síndrome pós-poliomielite e, por essa razão, recebeu indicação médica para fazer capoeira.

Segundo Sylvia, a visita ao Brasil deve durar duas semanas e inclui passagens pela Bahia e Rio de Janeiro, onde o grupo conhecerá outros projetos. “Quem sabe, essa visita à Unisanta, não é o começo de um intercâmbio de capoeira Brasil – Inglaterra e, no futuro, possamos trazer outros alunos ingleses aqui e receber brasileiros no Reino Unido”, enfatizou.

Comitiva inglesa – Andrew Tilling, Rachael Lewsley, Brooke Gallagher, Caterina Violi, Jay Pancholi, Andrew Goodman, Sumiyya Rahman, Carolina Bazzarelli Santos, Gabriel Bazzarelli Santos, além dos mestres Sylvia Bazzarelli e Marcos dos Santos.

O Projeto Capoeira Escola – Criado em 1995, pelo professor Márcio Rodrigues dos Santos, o Capoeira Escola nasceu com o objetivo de melhorar a vivência motora e diminuir a obesidade infantil. No início, a atividade era desenvolvida em escolas particulares.

Dois anos depois, passou a se dedicar também à formação de crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social, quando atendeu ao Grupo Amigo do Lar Pobre. Em seguida, o projeto foi mais uma vez ampliado, buscando a inclusão social de pessoas com deficiências e sua reorganização neurológica.

Participam crianças desde os dois anos de idade a idosos, com uma metodologia que reúne embasamento científico e o saber popular da Capoeira.

Extensão Comunitária – Na Unisanta, o projeto iniciou em 2015 uma atividade de extensão comunitária, que atende crianças, jovens e adultos, com ou sem necessidades especiais, e com diferentes individualidades sociais. As aulas acontecem aos sábados pela manhã.

Conforme o coordenador do projeto, é adotada “uma didática aprimorada que leva à musicalidade, à contextualização histórica e à educação de movimentos, com ênfase no desenvolvimento das inteligências múltiplas psicomotoras.”

Veja o comercial feito pela Nokia com os brasileiros, em Londres https://www.youtube.com/watch?v=q_XjgSC6ST4