Foto: Antonio Scarpinetti

Alpina Begossi também é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa)

A professora de pós-graduação em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Alpina Begossi recebeu, na última quarta-feira (6), o prêmio de Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira PQ, concedido de forma inédita pelo Conselho Universitário da Unicamp aos docentes e alunos da Universidade do interior que se destacaram no ano de 2017.

Begossi possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Ecology pela University of California, Davis (1989). Ela também foi diretora do Fisheries and Food Institute (Fifo), instituto que ajudou a fundar e que se dedica à pesca, diversidade e segurança alimentar, de 2006 a 2014. Presidiu a Society for Human Ecology (SHE) em 2006 e 2007. O livro Current Trends in Human Ecology, publicado pela Cambridge Scholars Publishing, recebeu em 2011 o prêmio Book Award “Gerald Young”.

“Eu considero que foi o resultado de uma grande luta dessa carreira. Vejo nesta gestão uma luta muito grande para torná-la mais visível, hoje ter o reconhecimento das nossas pesquisas é muito importante”, comentou a professora.

A pesquisadora atua na área de ecologia de pescadores das cidades litorâneas que compõem a Costa da Mata Atlântica e de populações ribeirinhas da região Amazônica, desde a década de 1980. Através de conceitos e modelos de biologia, ecologia e antropologia para entender as relações entre a população e o uso dos recursos naturais, Begossi publicou diversos artigos científicos e livros sobre ecologia humana, manejo e conservação de recursos pesqueiros, além de economia ecológica.

Saiba mais sobre o perfil da pesquisadora Alpina Begossi no Currículo Lattes.