Texto: Henrique Bueno

As Redes URBENERE (Comunidades Urbanas Energeticamente Eficientes) e CIRES (Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis) uniram-se para a realização do evento internacional de “Sustentabilidade Urbana”. O congresso foi uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), da Universidade do Minho (Portugal) e da Universidade de Vila Velha (Brasil).

O professor e engenheiro Adilson Luiz Gonçalves, da Universidade Santa, coordenador da RETE (Núcleo Avançado da Associação para Colaboração entre Portos e Cidades), e pesquisador do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – NEPONT, foi convidado para palestrar sobre seu artigo “Estudo de Impacto de Vizinhança”.

As Redes têm como principal objetivo incentivar o ambiente colaborativo visando, especialmente, o intercâmbio de conhecimento e a contribuição efetiva em ações que culminem na melhoria da qualidade de vida dos usuários da cidade.