“Formação acadêmica com parte dos esforços para o sucesso profissional e pessoal”, será o tema do debate que acontecerá com João Paulo Tavares Papa. O prefeito ministrará a Aula Magna, que ocorre no dia 26 de março (quinta-feira), às 19h, no auditório do bloco E.
O atual prefeito de Santos formou-se no curso de Engenharia Elétrica da Unisanta, em 1983. Para ele, o tempo da Universidade talvez seja o melhor tempo da sua vida. “A Unisanta sempre foi muito agradável, o contato com os professores é muito bom, de amizade e integração. Continuo visitando a Universidade até hoje, como colaborador e agente público, e percebi que mesmo com os quase 27 anos que se passou depois que me formei, esse espírito permanece.”
Papa ainda ressalta a importância da Unisanta para a carreira profissional: “Quando estava próximo da formatura, em 1983, o Brasil vivia a crise dos anos 80, e todos os alunos, sem exceção, temiam que, após formados tivessem dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Mas toda a minha turma, apesar da crise, conseguiu boas colocações, e eu tenho contato com a maioria destes colegas até hoje que fizeram carreiras muito marcantes na área de Engenharia. Aprendi e me formei com alegria, com satisfação e com uma integração perfeita”, finaliza o prefeito.
Exercendo desde 1º de janeiro de 2009 o seu segundo mandato consecutivo como prefeito de Santos, Papa começou sua vida profissional lecionando na Escola Técnica “José Bonifácio”, na qual também foi diretor. Depois de formado na Unisanta, começou a trabalhar como Engenheiro Elétrico na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e depois passou a chefiar o Departamento Municipal de Trânsito. Foi Superintendente Regional da Sabesp na Baixada Santista por cinco anos, a convite do governo do Estado. Entre 1997 e 2000, foi secretário municipal de Meio Ambiente e presidente da CET – Santos. Anos antes de tomar posse do cargo de prefeito, foi eleito vice-prefeito, onde exerceu paralelamente o cargo de Secretário de Planejamento. Em outubro de 2004, foi eleito Prefeito Municipal de Santos.