Os mestrandos têm uma disciplina prática realizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Barra do Una, em Peruíbe. Pescadores artesanais da região colaboram com sua experiência sobre os recursos da região.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu a visita de um grupo de pescadores artesanais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una, em 21/11. A RDS Barra do Una é localizada no município de Peruíbe (SP) e pertence ao Mosaico de Unidade de Conservação Jureia Itatins.

O objetivo da visita foi fazer um balanço das pesquisas e atividades didáticas, que são realizadas naquela Unidade de Conservação, em colaboração com a população local, principalmente os pescadores.

Os pescadores conheceram o Laboratório de Ecologia Humana, a coleção ictiológica do Acervo Zoológico e participaram de uma aula sobre Etnoecologia Pesqueira, com os alunos do Mestrado em Ecologia, momento em que puderam contribuir com seu conhecimento sobre o ambiente e os recursos pesqueiros.

A experiência pioneira proporcionada por pesquisadores da Unisanta teve o apoio da Fundação Florestal, responsável pela gestão das Unidades de Conservação Estaduais, que ofereceu o transporte até a Universidade. A visita foi acompanhada pela gestora da RDS, Vanessa Cordeiro, que, além de participar das atividades, também contribuiu com informações sobre as demandas de pesquisa e extensão dos pescadores.

Interação com pescadores

Na RDS Barra do Una, as atividades didáticas são desenvolvidas através de uma disciplina prática, oferecida anualmente no curso de Mestrado em Ecologia, chamada “Ecologia de campo V: práticas em ambientes costeiros”, de responsabilidade dos professores Milena Ramires e Walter Barrella, onde, além das pesquisas, os alunos vivenciam a realidade socioeconômicaecológica dessa população.

O projeto “chefe” atualmente, chamado “Etnoecologia e Conservação de Robalos no Mosaico de Unidades de Conservação Juréia Itatins, SP”, é coordenado pela Profª. Dra. Milena Ramires, e teve financiamento aprovado pelo CNPq, através da chamada do Edital Universal.

O trabalho conta ainda com duas bolsas, uma de Iniciação Científica e outra de Apoio Técnico. “Esta última foi concedida a um ex-aluno biólogo, Djalma Prado, residente na comunidade e filho de um dos pescadores mais experientes, o Sr. Osmanir, que, orgulhoso, visitou a Universidade em que seu filho se formou pela primeira vez”, conta a professora Ramires.

A equipe conta também com os Profs. Dr. Walter Barrella, Dra. Ursulla Souza, Dra. Mariana Clauzet e Msc. Matheus Rotundo, na condução das pesquisas relacionadas à ecologia e conservação dos robalos. Trata-se de um importante recurso muito utilizado pela pesca artesanal e esportiva, as principais atividades pesqueiras desenvolvidas na área de estudo e que representam importante fonte de renda para os pescadores.