A abertura do evento foi realizada pelo Diretor do Curso de Pedagogia, prof. Fábio Giordano e pela coordenadora, profª Maria Cristina Alves

24 alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participarão do Programa Residência Pedagógica em escolas municipais de Santos e São Vicente, durante 18 meses, com início em 2019. Nos meses de agosto e  setembro de 2018,  haverá o curso preparatório, de quarenta horas. Ao todo serão 48 estudantes envolvidos.

Na última quinta-feira, 24/8, o projeto foi apresentado para as escolas participantes. A abertura do evento ficou a cargo do prof. Fábio Giordano, coordenador institucional e diretor da Faculdade de Pedagogia e da profª Maria Cristina Alves, coordenadora do curso presencial. Estava presente a profª Luci Mara Lundin, orientadora do Subprojeto de Pedagogia Presencial. Representando duas das escolas participantes, estavam a coordenadora Elaine Graça e a professora Maria Cecília Gasparine da UME,   Maria Luiza Alonso; e as professoras Anna Cecília e Valéria Cristina da UME Dino Bueno.

O Programa – Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em implantar projetos inovadores que estimulem o trabalho em conjunto entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parcerias com as redes públicas de educação básica,  podem ser selecionadas pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a realização dos projetos.

O Programa de Residência Pedagógica será realizado em colaboração  e será efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmada entre o Governo Federal, por meio da Capes e o os estados, por intermédio das secretarias de educação do estado. Os alunos participantes receberão uma bolsa de estudos nos 18 meses de duração do projeto.

O objetivo do programa é aperfeiçoar a formação dos estudantes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e os conduzam a exercitar a prática profissional, utilizando coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Promover, também, a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica pelas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros. O programa foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação de Santos em 2014.

Atividades

As atividades serão desenvolvidas por estudantes (residentes), sob a orientação de professores das escolas públicas, denominadas escola-campo, nas cidades de Santos e São Vicente.  A carga horária do programa é de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de orientação do docente de Ensino Superior, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.

Os graduandos em Ciências Biológicas – licenciatura – promoverão atividades sobre biodiversidade, através de aulas com a apresentação de slides/vídeos e idas ao laboratório com apresentação de material biológico, onde será envolvida a apresentação da diversidade natural do ambiente urbano da cidade de São Vicente e Região da Baixada Santista. Visitas a campo e aulas de laboratório com materiais didáticos também estão no planejamento.

O programa de Biologia atuará em três escolas de Ensino Fundamental II, em São Vicente: EMEF Professor Lucio Martins Rodrigues, que recebe alunos da Vila Margarida e México 70;  EMEF Professora Laura Filgueiras, localizada no Bairro Vila Ema; e EMEF Duque de Caxias, no Bairro Cidade Náutica. As escolas escolhidas ficam em bairros de grandes ou médias vulnerabilidades sociais.

Já os estudantes de Pedagogia – licenciatura –, utilizarão conteúdos de estímulos à leitura, envolvendo o uso de livros infanto-juvenis para praticar a escrita, assim como, cálculos numéricos abrangendo jogos para reforçar as operações matemáticas. Outros pontos que serão desenvolvidos com os alunos são a cidadania, meio ambiente (do ponto de vista geográfico, histórico e da preservação ambiental), e a educação inclusiva.

Na área pedagógica, duas escolas de Santos receberão os graduandos. São elas: EMEF Doutor Dino Bueno, localizada no Bairro Encruzilhada; e EMEF Professora Maria Luiza Alonso Silva, no Bairro Ponta da Praia. Ambas as escolas, atuam em melhores condições.

Os residentes atuarão em todas as etapas pedagógicas,  desde o planejamento até a avaliação, passando pela a execução de regência, norteada pelos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).