Pedro Henrique da Silva Jonas, aluno do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, deu entrevista ao jornal  A Tribuna sobre sua atuação  na Câmara Jovem de Santos e seu próximo desafio: participar do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nos dias 19 e 20 deste mês, como único representante da Baixada Santista.

Pedro participou do encerramento do mandato na Câmara, com mais  20 estudantes, na quarta-feira, mas não será um adeus à política, conforme o jornal.  O título da reportagem publicada nesta quinta-feira (8/12), pág A-5: “Pedro mostra que política interessa a jovem”.

Na Câmara Jovem, Pedro apresentou projeto criando o banheiro família em estabelecimentos públicos e privados destinados a crianças de até 12 anos acompanhadas de seus pais. A dedicação de Pedro Henrique na área política está dando frutos. Sua ideia foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Kenny Mendes (PSDB) e está tramitando no Legislativo.

Preocupação com as ressacas

O projeto que apresentará na Assembleia Legislativa do Estado prevê um sistema de alarme, simulados e registro de moradores de áreas de risco que, inclusive, deverão receber boletins sobre as condições da maré. O estudante procurou os especialistas do projeto, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília, referência no assunto, segundo o jornal,  consultou a Constituição Federal e pesquisou procedimentos no Japão relacionados aos tsunamis.

“A Constituição fala no dever da União, Estados e Municípios garantirem a defesa do cidadão em questões de eventos naturais. Estudos apontam a elevação do nível do mar, então pensei em ações neste sentido”, explica Pedro.

“Embora haja uma crítica em relação aos jovens, às vezes, percebo que o que falta é estímulo e a atuação do tripé: aluno, escola, família”, afirma o orientador de Pedro, o professor de História  João Carlos Pereira Souza Oliveira.

Segundo o pai do estudante, Nilson da Silva Jonas Júnior, com a atual  crise política, este não seria o melhor momento para seu filho “ingressar” na carreira política. Porém, acredita que  a crise no País pode colaborar com seu aprendizado.

Pedro Jonas concorda com seu pai e diz: “ainda não serei vereador, deputado ou presidente, mas sei que com esse aprendizado, serei uma pessoa melhor”, conclui.