Dirigentes das emissoras educativas Santa Cecília TV, de Santos, e TV Costa Norte, de Bertioga, assinaram nesta segunda-feira (27) um Acordo de Parceria que tem como objetivo a integração e intercâmbio das duas grades de programação. Com essa iniciativa nasce a Rede Mata Atlântica de Televisão do Litoral Paulista, atingindo 13 municípios, de Peruíbe a Ubatuba.

A parceria foi planejada há algum tempo e deve efetivar-se já no início de julho, quando cerca de 20 programas da Santa Cecília TV passarão a ser transmitidos também para o Litoral Norte do Estado – via TV Costa Norte – a partir de uma grade criada especialmente para aquela região.

Além disso, as emissoras se dispõem a intercambiar imagens e informações de interesse geral da comunidade que reside ou freqüenta o Litoral Paulista, fortalecendo o conceito de TV regional. Apesar de geradoras, as duas emissoras educativas continuam ligadas à TVE do Rio de Janeiro.

Para o presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, um negócio só é bom quando é bom para todos. A TV Costa Norte se aproxima agora do maior centro comercial, político, financeiro e publicitário da região, que é Santos. Já a Santa Cecília TV passa a atingir um público extremamente qualificado, que é o turista de São Paulo e interior paulista que freqüenta o Litoral Norte”, conclui Teixeira.

Uma pesquisa do IBGE / Fundação SEADE, coloca Bertioga como detentora do terceiro maior PIB da Baixada Santista. O mesmo conceito se aplica às cidades do Litoral Norte.

Na opinião do jornalista Reuben Zaidan, presidente do Sistema Costa Norte de Comunicação, para as duas emissoras a parceria representa um acréscimo de aproximadamente 20% de habitantes e 16% em domicílios com TV. “Na alta temporada, por exemplo, a população flutuante do Litoral Norte chega a triplicar.”

Ampliação da grade – Ainda em julho, estréia o Sala de Imprensa, programa de entrevistas veiculado de segunda a sexta, a partir das 11h. O programa, apresentado por Reuben Zaidan, é voltado à política regional. Os boletins regionais também ganharão mais espaço, com equipes de reportagem circulando pelas 13 cidades do Litoral Paulista.

O programa Revista de Domingo agora terá uma hora e meia ininterrupta de informação, com curiosidades e entretenimento para toda a família, e o telejornal Caderno Regional, prestes a completar oito anos no ar, ganhará séries jornalísticas na duas edições diárias, sempre com temas regionais e foco voltado ao interesse público.

De acordo com o jornalista Antonio Marques Fidalgo, supervisor geral do Sistema Santa Cecília da Comunicação, a Rede Mata Atlântica de Televisão passa a investir, ainda mais, na área de Jornalismo, o produto nobre da casa. “Iniciamos esforços significativos para evoluir em conteúdo editorial, a qualidade visual, quantidade de informação e a maior regionalização das notícias, reforçando o conceito já existente de referência da imprensa regional”.

Autoridades – Além dos presidentes das TVs Santa Cecília e Costa Norte, estavam presentes no evento: o chanceler, a reitora e a diretora-presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), respectivamente, dr. Milton Teixeira, prof. dra. Silvia Teixeira Penteado e profa. dra. Lúcia Teixeira Furlani; o prefeito e o vice-prefeito de Cubatão, Clemont Castor e Walter Pinheiro, e membros das famílias Zaidan e Teixeira.