Ondas no oceano e os tsunamis. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), dr. Joseph Harari. Entre os temas abordados estão a origem das ondas, os tipos de correntes e os abalos sísmicos, responsáveis pelo tsunami. “É muito pouco provável que se repita o que aconteceu na Ásia aqui no Brasil. Existem chances bem remotas, e apesar de não ser possível fazer uma previsão do evento, estão sendo implantados sistemas de monitoramento em toda a costa”, disse o professor.

A importância dos ventos na formação das ondas foi um dos destaques da palestra. “A onda é formada através do contato do vento com o mar. Os ventos roçam no oceano provocando variações. Quando as ondas chegam na parte rasa, perto da costa, ganham altura e quebram”, explicou.

Ainda segundo Harari, os surfistas cometem um erro ao dizer que “pegam onda”. “Se os surfistas fossem pegar uma onda, iriam ficar parados no mar. Eles surfam na quebra da onda”, disse.

A promoção da palestra foi do Núcleo de Pesquisas Ambientais da Baixada Santista, da UNISANTA.