O encontro bienal da Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental – América Latina será realizado na Unisanta e reunirá cientistas de 15 países, de 7 a 10/9

“Convenções de questionamento vão melhorar nossa ciência e tomada de decisões” será o tema da palestra de abertura do 12º SETAC Latin America (Society of Environmental Tecnology and Chemistry), na próxima quinta-feira (dia 7). O evento é um encontro bienal da Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental – América Latina e será realizado de 7 a 10 de setembro, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos – Rua Cesário Mota, 8, Bloco F. O tema central é “Abrindo Caminho entre a Ciência e a Governança”

A palestra de abertura será ministrada pelo Dr. Michael C. Newman, às 20h, no Auditório do Bloco E. Newman é professor de na escola de Ciência Marinha da Faculdade de William e Mary e autor de mais de 150 artigos e cinco livros sobre ecotoxicologia. Recebeu o Prêmio dos Fundadores do SETAC em 2004 e foi nomeado companheiro do SETAC em 2014 por “contribuições de longo prazo e significativas em políticas científicas e científicas”.

Além da palestra, o primeiro dia do encontro terá um Simpósio sobre “Avaliação e Gestão de Riscos de Produtos Químicos”, dividido em duas partes. A primeira, das 8h30 às 12h30 e a segunda, das 14h às 18h.
No período da tarde, serão realizados sete minicursos, que abordarão temas como “Estratégias químico-analíticas em estudos ambientais e ecotoxicológicos” e “Uso de bioensaios in vitro na avaliação da qualidade de águas costeiras”.

Veja a programação do primeiro dia do 12º SETAC Latin America:

8h30 – 12h30 – Avaliação e Gestão de Riscos de Produtos Químicos – Simpósio/ Parte 1

12h30 – 14h – Pausa para almoço

14h – 18h – Avaliação e Gestão de Riscos de Produtos Químicos – Simpósio/ Parte 2

14h – 18h – Minicursos:

MC 1: “Estratégias químico-analíticas em estudos ambientais e ecotoxicológicos” – Dra. Mary Marchi

MC 2: “Uso de bioensaios in vitro na avaliação da qualidade de águas costeiras” – Dr. Lucas Buruaem

MC 3: “O Sistema Endócrino: perspectivas globais sobre métodos de teste e avaliação da atividade endócrina” – Dra. Ellen Mihaich

MC 4: “Introdução aos métodos em ecotoxicologia comunitária” – Dr. Felipe Gusmão e Dra. Fabiane Gallucci

MC 5: “Biomarcadores de contaminação ambiental: respostas moleculares, bioquímicas histológicas” – Dra. Luciane Maranho e Dra. Paloma Gusso Choueri

MC 6: “Ecotoxicologia do solo – testes padrão usando invertebrados e plantas do solo” – Dra. Vanessa Oliveira e Dra. Maria E. Nunes

MC 7: “Bridging the gap between metal speciation and toxicity in aquatic environments: improvements, challenges and perspectives” – Dr. Maikel Rosabal