“Nós, profissionais da Engenharia de Segurança do Trabalho, não podemos fugir das nossas atribuições profissionais e responsabilidades técnicas que necessitam de atenção, ética, princípio e zelo, pois trabalhamos com vidas humanas, razão pela qual entendemos que essa é uma Engenharia  que salva vidas”.

São palavras do engenheiro Élio Lopes, coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Santa Cecília (Unisanta), no Seminário Espaços Confinados Nova Norma da Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT NBR 16.577/17,  realizado nesta segunda-feira,  na Unisanta, em parceria com a empresa MSA, no auditório do Bloco E, localizado no quarto andar.

Na programação estavam os palestrantes: Paula Scardino, coordenadora Nacional da NBR 14787 da ABNT e membro do GT Tripartite da NR-33 (bancada patronal); e Felipe Caludiano, engenheiro elétrico e gerente de detecção portátil e fixa de gases da MSA.

Parceria benéfica

Elio Lopes dos Santos, professor e coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia da Segurança do Trabalho da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e diretor de educação do CREA-SP, diz que essa parceria entre Universidade Santa Cecília e a empresa MSA traz benefícios para todos os envolvidos.

“Esse acordo entre a Unisanta, uma instituição pioneira no curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e que forma profissionais desde 1975 e a empresa MSA, com 104 anos de história, é sem dúvida um casamento perfeito. Promove a transferência de conhecimentos e para que tenhamos outros eventos na área de segurança e de meio ambiente. Sobretudo por estarmos numa região que necessita de informação e formação continuada dos técnicos envolvidos, dada a dinâmica das Normas e por também abrigar diversos segmentos industriais, com destaques ao Porto de Santos, ao Polo Industrial de Cubatão e a Indústria da Construção Civil ”, declara Elio.

O profissional também disse  que as áreas citadas anteriormente apresentam um alto risco de acidentes e que,  devido a isso,  são necessários treinamentos e constantes atualizações envolvendo normas regulamentadoras.  Acrescenta que a edição de 2017 deste mesmo seminário, a qual substituiu o conteúdo técnico da NBR 14.787, trouxe uma expectativa grande sobre as mudanças ocorridas na NR 33 e que na edição de 2018 os participantes tiveram a oportunidade de debruçar sobre esse tema.

Participaram as seguintes empresas de Santos: Manserv, Bureau, Petrobras, Xtec, Consulmast, Superação, Rumo, G4S Brasil, DSS Soluções, Toledo, EVS Consultoria, MKS Soluções, Corpo de Bombeiros, Fundação São Francisco Xavier, Senac, GQ Engenharia, Senai, KnowHow 29, Coimbra, Jornal A Tribuna, Herguehergue, Unisanta, MSC, Reis Projeto e Construção e Sabesp.