ODONTOLOGIA /NOTA 4 DO MEC (MUITO BOA), NO RECONHECIMENTO DO CURSO/3 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE

OUTROS MOTIVOS PARA ESTUDAR  ODONTOLOGIA NA UNISANTA:

-Alunos se destacam em concursos, no mercado de trabalho, cursos de pós graduação, clínicas, hospitais, congressos nacionais,  internacionais e aprovações nas melhores especializações.

-Desde o primeiro semestre, eles participam de ações práticas na Clínica de Odontologia da Faculdade, como auxiliares dos formandos.

-São desenvolvidas atividades externas, supervisionadas por professores em centros comunitários e escolas da região, a partir do segundo ano.

– A Unidade Móvel tipo trailer, especialmente adaptada, leva professores e alunos para atendimento gratuito nos bairros, em exames preventivos de câncer bucal e outros serviços odontológicos fundamentais, como orientação sobre escovação, em parceira do Rotary Club de Santos – Porto.

– Laboratórios de ponta, atualizados com frequência  com o que há de mais moderno no mercado acadêmico odontológico.

– Um dos finalistas do Prêmio Comunidade em Ação, do jornal A Tribuna, pelo atendimento aos Pacientes com Necessidades Especiais.

– Participação interdisciplinar no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), voltado para promoção da autonomia, independência, melhoria da qualidade de vida e inclusão social do indivíduo com dificuldade ou incapacidade funcional.

Trabalho externo – Durante as campanhas, os estudantes trabalham em sistema de rodízio, sempre orientados por professores da cadeira de Estomatologia, como parte das atividades de Clínica Integrada. Desde 2003, essa unidade móvel é utilizada pelos alunos e docentes da Universidade. Nos bairros, são atendidas gratuitamente cerca de 300 pessoas por campanha, sendo diagnosticado, no mínimo, um caso de câncer bucal por ação.

Laboratórios e cirurgias ao vivo – A Faculdade de Odontologia da Unisanta promove atualizações constantes em suas instalações e aparelhos. Entre os mais modernos equipamentos do centro cirúrgico está um microscópio operatório que consegue transmitir imagens detalhadas das cirurgias realizadas na Clínica para o auditório instalado em outro andar.

Foram ampliadas as instalações do Centro de Diagnóstico por Imagem, com aparelho de radiografia panorâmica digital de última geração e telerradiografia.

O Laboratório Multidisciplinar teve sua área dobrada. O aluno tem à disposição bancadas individuais, onde são reproduzidas todas as operações de um consultório, com microscópio operatório de mesa para projeção simultânea. Cabeças de silicone (Bob) permitem uma simulação perfeita mais próxima da realidade, com a utilização de água e refletores. Há três telas simultâneas para projeção das aulas e técnica hands on.

Uma central de oxigênio, além de equipamentos, permite monitorar o paciente em procedimentos mais invasivos. Um desses aparelhos é o capnógrafo, que mensura o dióxido de carbono e gases anestésicos que são inalados pelo paciente durante cirurgias. Outro exemplo é o oxímetro de pulso, dispositivo que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente e a frequência cardíaca.

Clínica de referência – A Clínica dispõe de uma central de esterilização com autoclaves hospitalares, seguindo o fluxograma exigido pelo MEC. A Bebê Clínica, que atende bebês de 0 a 30 meses e demais clínicas são consideradas modelo.

Pacientes Especiais – O Atendimento de Pacientes Especiais é feito há 12 anos, quinzenalmente, desde bebês até adultos, de diferentes cidades da Baixada Santista.  Trata-se do Projeto “Encantadores dos Sorrisos Especiais”, em que professores e alunos realizam tratamentos preventivos e curativos nos pacientes com algumas técnicas lúdicas de manejo odontológico. A participação de personagens infantis (Mickey, Minie, Capitão América, Tico e Teco, Papai Noel,…) deixa o ambiente mais agradável, facilitando o atendimento geral sem uso de sedativos, anestesia geral e minimizando as técnicas de contenções físicas.

Em 2017, a Faculdade de Odontologia da Unisanta assinou mais uma parceria com o Rotary Club Santos, ampliando o programa Sorriso Saudável, Futuro com Esperança, do Rotary Club de Santos. Foram inaugurados o Escovódromo e o Tomógrafo, que são usados pela Casa da Esperança e por pacientes encaminhados para a  Faculdade de Odontologia da Universidade,

A Faculdade promove e apoia eventos, como as Jornadas Acadêmicas, que acontecem anualmente,  enriquecendo o conteúdo acadêmico com Cirurgias e Procedimentos ao Vivo e palestras com os egressos destacados no mercado de trabalho. O recém-formado se destaca no mercado de trabalho, em concursos e cursos de pós-graduação. A Unisanta estimula o egresso a fazer Residência Clínica em hospitais ou na própria Clínica da Faculdade.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Diagnostica e trata doenças bucodentais, estabelecendo e executando planos de tratamento compatíveis com as condições socioeconômicas do paciente. O odontologista atua em clínicas particulares, instituições públicas e/ou privadas; instituições de ensino (magistério e/ou pesquisa), odontologia curativa, preventiva e legal.

Área: CIÊNCIAS DA SAÚDE

Duração: 4 anos (8 semestres)

Período: integral e noturno