Nossos Cursos / Ciências Biológicas: o que mais forma biólogos no País

217

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS / BIOLOGIA MARINHA /NOTA 4 (ESCALA DE 1 A 5) NA RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO PELO MEC. 4 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE.

OUTROS MOTIVOS PARA ESTUDAR CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNISANTA:

Bolsas de estágio do Governo Federal para trabalho em escolas municipais de Santos e São Vicente (Residência Pedagógica);

Participação de alunos em pesquisas de impacto, com grande repercussão na mídia;

Laboratório de Ecotoxicologia faz pesquisas importantes, como os efeitos de produtos tóxicos em seres marinhos.

Participação no I Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos, na Unisanta, e em outros congressos no exterior e no Brasil;

O Curso, o que mais forma biólogos marinhos no País*, atrai alunos de diversos estados brasileiros;

Herbário Científico reconhecido pelo New York Botanical e o sie da Global BiodiversityinformationFacility  (GBIF) – Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade;

Profissional necessário – O biólogo marinho é necessário em muitos setores, públicos e privados. Entre eles: instituições de conservação e preservação ambiental, prefeituras, departamentos de meio ambiente, turismo ecológico, escolas, parques aquáticos, zoológicos, hortos florestais etc., além de empresas portuárias e de construção civil, entre muitas, que necessitam expandir suas instalações sem danos à ecologia, conforme a rígida legislação em vigor.

Muitos professores do Curso lecionam também no Mestrado de Ecologia da Unisanta assim como em universidades públicas. As pesquisas de professores, nas quais tem sido expressiva a participação de alunos, não se limitam ao mar. O laboratório que estuda peixes continentais e costeiros é muito procurado para parcerias com renomadas instituições públicas e particulares de pesquisas.

Bolsas de incentivo e laboratórios– Os alunos podem fazer estágios com bolsa de incentivo também no Herbário Científico, no Acervo Zoológico e no Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta, reconhecidos pela qualidade de suas pesquisas. O Herbário é reconhecido pelo New York Botanical e o site da Global BiodiversityInformationFacility (GBIF) – Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade.

O Acervo Zoológico, que inclui a Coleção Científica Regional de Peixes da Baixada Santista, integra o Sistema Brasileiro de Informações sobre Biodiversidade de Peixes.

Há mais de duas décadas, o Laboratório de Ecotoxicologia realiza importantes estudos ecológicos. Integra a Rede Brasileira de Laboratórios do INMETRO e está acreditado pela Norma ISSO 17.025, quanto à excelência dos recursos. Presta consultoria na área ambiental da Baixada Santista para órgãos públicos e privados, a exemplo da Procuradoria-Geral da República, Ministério Público Estadual e Federal, IBAMA, entre outros.

Residência pedagógica – Os alunos podem participar do Programa Residência Pedagógica da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu e educação básica em todos os estados do país. A Unisanta faz parte de um seleto grupo de instituições conveniadas.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Escolas; Universidades; Forças armadas; ONGS; instituições públicas e privadas do setor de conservação e preservação ambiental; parques ecológicos, zoológicos e botânicos; setor portuário e da construção civil; perícia judicial; ecoturismo em hotéis e operadoras do gênero; setor de saúde pública; laboratórios de microbiologia, bioquímica, genética, reprodução assistida etc.

*http://www.cdmb.furg.br/ *SiteCiênciasdoMarBrasil

* Está em estudo pelo MEC a possível mudança em todo o País na duração de Licenciatura, que poderá passar de 3 para 4 anos a partir do 2º semestre de 2019.

Área: Ciências Biológicas

(*) Duração: Licenciatura – 3 anos  (6 semestres)

* Está em estudo pelo MEC a possível mudança,  em todo o País,  na duração de Licenciatura, que poderá passar de 3 para 4 anos a partir do 2º semestre de 2019.

Bacharelado –  4 anos (8 semestres)

(*) Diurno /Noturno