O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (NESE/UNISANTA), o Santos e Região Convention & Visitors Bureau e o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto) assinam convênio para a elaboração de pesquisa sobre o perfil dos turistas de cruzeiro, nesta sexta-feira, dia 4 de janeiro, às 10h30, na Sala de Atos da UNISANTA, (Rua Oswaldo Cruz, 277).
O estudo será realizado no Terminal Concais e fará parte do Projeto “Integração dos Cruzeiros Marítimos com o Turismo Regional na Costa da Mata Atlântica”. Na oportunidade será lançada a pesquisa que irá traçar o perfil dos turistas que embarcam e desembarcam nos navios de cruzeiros no porto de Santos. O evento deverá contar com a presença de autoridades e representantes do poder público e privado da região da Costa da Mata Atlântica, a nova Baixada Santista.
Em 2005, o Nese/UNISANTA elaborou ampla pesquisa com os passageiros, que subsidiou várias ações do poder público e do empresariado local no sentido de melhoria do seu atendimento. O estudo foi encomendado pelo Convention Bureau.
“Na primeira etapa do projeto faremos um amplo levantamento nos meses de janeiro e fevereiro buscando bem representar essa população. Em seguida apresentaremos os resultados com um amplo debate envolvendo as diversas áreas de interesse da região”, declarou Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente do Convention Bureau.
Segundo o presidente do Impacto, deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa, as informações apuradas no estudo vão direcionar as ações de empresários e do poder público para melhor explorar o turismo marítimo. "Hoje, o Porto de Santos funciona apenas como um ponto de embarque e desembarque, um local de passagem. O desafio é criar meios para que o turista fique, pelo menos, um dia inteiro na região, conhecendo os nossos pontos turísticos. Um trabalho que precisa se estruturado e profissional", justifica o parlamentar.