Segue relatório completo do Nese/UNISANTA

IPC – NESE/UNISANTA – Janeiro – 2007

A variação do IPC em Santos apresenta inflação de 0,66%

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de Janeiro de 2007, apresentou significativo crescimento na inflação se comparado ao índice de dezembro (0,26%). A informação é do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/UNISANTA).

Apesar do baixo crescimento na economia os preços em janeiro apresentaram crescimento em todos os sete grupos analisados.

De forma específica, é feita a seguir análise detalhada, por grupo, das principais variações apuradas no mês de janeiro:

– Grupo Habitação: Neste grupo houve inflação de 0,09% motivada pelo acréscimo de preço dos equipamentos eletroeletrônicos com aumentos significativos em geladeiras, máquinas de lavar roupa e ventiladores com índices de 5,3%, 7,2% e 13,1% respectivamente. Também contribuíram os aumentos dos aparelhos celulares com 16,9%.

– Grupo Alimentação: O grupo apresentou inflação de 0,7%, tendo como principais motivos o aumento do preço dos derivados de carne 7,4% , os panificados em 2,7%, doces e bombons 3,0%, óleos 2%, cereais 1% e produtos in-natura com 4,9%. Houve redução de alguns itens entre eles a carne bovina com -6,2% entre outros que compensaram em parte os demais aumentos.

– Grupo Transportes: O aumento do preço dos transportes coletivos com média de 7,4% de acréscimo foi um dos principais motivadores do aumento, mas também houve influência pelo aumento do preço da gasolina 1,6% e do álcool 7,8%.

– Grupo Despesas Pessoais: Inflação de 0,98%, ocasionada por aumentos nos preços de cigarros 4,4%, bebidas alcoólicas 1,8%.

– Grupo Saúde: Acréscimo de 0,40% devido ao acréscimo nos contratos de assistência técnica 0,79%, produtos farmacêuticos 1,2%, os demais itens mantiveram-se estáveis.

– Grupo Vestuário: Apresentou aumento de 0,85% decorrente de acréscimos nos preços de roupas de mulher e de homem com 0,2% e 0,4% respectivamente e principalmente aumento dos preços de calçados e acessórios com 2,86%.

– Grupo educação: Houve inflação de 1,4% motivado pelo aumento médio de 1,53% nas mensalidades escolares. Os livros didáticos tiveram pequena redução de -0,5% e o material escolar pequeno aumento de 0,07%.

O IPC – NESE/UNISANTA tem por referência o consumo familiar para famílias com renda até 40 salários mínimos.