Os cortes ocorrerão nesta terça (6/2), das 9 às 12h e das 18h às 21h30, no Bloco M. O evento é aberto ao público.

A campanha Trote Solidário da UNISANTA foi destaque na seção ‘cidades’ do jornal A Tribuna de sábado (03/02), inserida em matéria especial sobre novos casos de câncer alertados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva).

Na Unisanta, serão realizados cortes de cabelo (no mínimo 15 cm)  com o  objetivo de ajudar o Instituto Neo Mama de  Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. A campanha contará com o apoio da Equipe Mãos de Tesoura e de cabeleireiros voluntários.

O evento é para calouros, veteranos e aberto ao público em geral. Interessados em doar seu cabelo, a ação acontecerá dias 6 e 7, das 9h ás 12h e das 19h ás 21h30, no pátio do bloco M.

Sangue e medula

O Trote Solidário da Unisanta programou também campanha para doação de sangue e de medula. Nessa época do ano, a procura para a doação de sangue tem uma queda entre a população.

Calouros e veteranos podem participar.  Para se tornar um possível doador de medula óssea, o caminho é fácil e poderá salvar muitas vidas.

Informe no Hemonúcleo de Santos o seu desejo de se tornar um doador. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

Após o colhimento, o sangue será analisado pelo exame de Histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório que cosegue identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam do transplante para determinar a compatibilidade.

Os dados do doador e o tipo de HLA serão incluídos no REDOME. Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o doador será avisado para decidir quanto da doação. A convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a acontecer doador irá permanecer no registro até completar 60 anos de idade.

Uma pessoa pode ser voluntária para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. Os interessados em doar sangue ou se cadastrar como possível doador de medula óssea devem se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou no último sábado de cada mês. O endereço é Rua Oswaldo Cruz, 197, bem ao lado da Unisanta.