O professor de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  Áureo Pasqualeto Figueiredo, foi um dos participantes da 8ª edição do Fórum Conheça o Porto, realizada na noite de  terça-feira (6/3)  na Universidade Santa Cecília (Unisanta), iniciativa do jornal A Tribuna e do Grupo Marimex, com o apoio da Praticagem de São Paulo.

Na reportagem, o docente destacou a importância de trazer para a Universidade projetos importantes, como o Fórum Conheça o Porto, que reúne executivos da Autoridade Portuária para dividir experiências com os universitários.

“Nosso curso de Engenharia tem essa preocupação: trazer informações para os alunos para que estejam atentos a essas situações – afirmou Figueiredo. O porto é a mola propulsora da região. Há as formas de transporte das cargas, com toda a complexidade que envolvem. Isso movimenta o progresso da região, mas tem certo conflito que precisa ser resolvido da melhor maneira possível”.

O professor da Unisanta comentou sobre os benefícios da hidrovia. “A hidrovia é campeã na relação de transportes e deve ser efetivamente utilizada não só para o transporte de cargas, mas também para o de passageiros”.

No Fórum, o superintendente de Planejamento Portuário da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Luiz Carlos de Lima, afirmou que serão publicadas na próxima semana as regras da Hidrovia do Porto.

O projeto prevê utilizar rios e canais de navegação da região para o transporte de cargas entre pontos do cais e entre o complexo e a área retroportuária. Uma das opções é ter uma linha de barcaças ligando o terminal da Usiminas, no Canal de Piaçaguera, em Cubatão, e a Libra Terminais, na Ponta da Praia, em Santos.

Estava presente no debate o gerente de Obras da Autoridade Portuária, Matheus Trocolli Novaes.