Amigos  e  admiradores do médico cardiologista Armando Tadeu Guastapaglia lamentam sua morte ocorrida neste domingo (7/5), após grave doença. No dia 23 de março último, o médico proferiu palestra na Universidade Santa Cecília (Unisanta),   que atraiu centenas de pessoas, sobre o tema  “Nunca desista, o amor sempre vence. A experiência de um pai no mundo das drogas”.

O velório está sendo realizado a partir das 15 horas no Memorial e o sepultamento será às 18 horas.

Missão – Desde que soube que estava com câncer, o médico sentia-se ainda mais impelido a ajudar as pessoas, como uma missão. Procurou a Unisanta para organizar sua  palestra, pois uma grande Universidade pode mobilizar mais gente, afirmou na época.

Mas o engajamento em medicina preventiva sempre foi um traço marcante de sua personalidade. Quando secretário de Saúde de Cubatão, organizou campanhas para ajudar as mulheres a se prevenir contra o câncer no seio. A prefeitura local instalou barracas a seu pedido, nas praças, para sua campanha “Se toque”.

O dr. Armando Guastapaglia foi Secretário de Saúde de Cubatão, professor da Faculdades de Medicina, trabalhou no Hospital das Clínicas de São Paulo, no Guilherme Álvaro e clínicas médicas, entre outras atividades. Dias antes de se apresentar na Unisanta, ele disse ter tomado a iniciativa de fazer a palestra pela primeira vez a um público amplo, e não apenas aos profissionais da saúde, movido pela necessidade de compartilhar experiências com familiares que sofreram muito com filhos devido às drogas.

Sua palestra teve apoio do Sistema Santa Cecília de Comunicação – TV e Rádio educativas, Jornal A Tribuna,  Associação Paulista de Medicina do Estado de São Paulo, Associação Paulista de Medicina Regional de Santos, Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), IMEDI, Grupo Pasteur de Medicina Diagnóstica, Diocese de Santos, Unimed, Amor Exigente, Alcoólicos Anônimos, Nar-Anon – Grupos Familiares, Poupafarma e Reauto Veículos, entre outras  entidades.