Foto: tse.jus.br

Admirado no País por sua ética e firmeza em seus julgamentos, o ministro do Tribunal Superior de Justiça (TSJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também é professor do Mestrado de Direito da Saúde da Unisanta, dará uma entrevista coletiva à imprensa, às 18h30, no dia 31/7.

A saudação aos professores da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), na abertura do segundo semestre, na próxima segunda-feira (31/7), será feita por um dos professores do Curso de Direito e do Mestrado de Direito da Saúde da Instituição, o ministro do TSE e do TSJ, Dr. Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin.

A direção da Universidade sempre recepciona os docentes com palestra de uma personalidade de destaque nos meios acadêmicos e científicos. Desta vez, a escolha foi para um dos ilustres professores da Casa, o ministro do TSJ e do TSE. O dr. e prof. Benjamin fez mestrado no College of Law da University of Illinois (EUA), deu aulas em universidades estrangeiras e fala espanhol, francês, inglês e alemão.

Unanimidade nacional em matéria de ética, tenacidade e conhecimento jurídico, o ministro Benjamin ficou mais conhecido como relator do que é considerado o maior processo da história do Tribunal, o que julgou a chapa presidencial nas eleições de 2014, composta por Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer, hoje presidente.

O voto histórico do ministro era pela cassação da chapa por abuso do poder econômico e político. Mesmo perdendo na votação, Herman Vasconcellos e Benjamin sobressaiu-se pela firmeza e clareza ao expor suas ideias. Segundo advogados, Benjamin costuma ouvir pessoalmente todas as testemunhas da ação, inclusive aquelas fora de Brasília, onde vive desde 2006, enquanto muitos ministros delegam a tomada de depoimento a juízes instrutores.

Carreira – Em 1982, o ministro Benjamin passou em concurso para o Ministério Público de São Paulo, onde ficou durante 24 anos, até ser nomeado, em 2006, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre 1996 e 2000, exerceu o cargo de coordenador ambiental do MP.

Em sua passagem pelo MP, foi procurador de Justiça, especializou-se em questões ambientais e de direito do consumidor. Dali, foi a Brasília, por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o STJ. Em outubro de 2015, um ano após a eleição presidencial, Benjamin chegou ao TSE. Tomou posse como corregedor-geral da Justiça Eleitoral em 30 de agosto de 2016, e como ministro efetivo do TSE, em 27/10/2015. Seu mandato vai até o fim de setembro deste ano. A partir de outubro, voltará a exercer sua função no STJ.

Nasceu em Catolé do Rocha, pequena cidade no interior da Paraíba, em 1957. Deixou a cidade muito cedo, para fazer o ginásio em João Pessoa. Mudou-se para o Rio de Janeiro e formou-se em Direito em 1980, na UFRJ.