A reitora e a diretora-presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado e profa. dra. Lúcia Teixeira Furlani, respectivamente, participarão da abertura dos debates em torno das definições estratégicas de políticas para os portos brasileiros, promovido pelo Ministério dos Transportes, de 7 a 9 de dezembro. As palestras serão realizadas no auditório do bloco E da UNISANTA, Rua Cesário Mota, 8, 4º andar.

No último dia, sexta-feira (9), o professor doutor Fábio Giordano, da UNISANTA, falará no debate “Estudos Ambientais no Estuário de Santos”, apresentando os importantes trabalhos científicos desenvolvidos pela Universidade Santa Cecília, entre eles o projeto EcoManage (Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras), que tem apoio da União Européia.

O evento envolverá empresários do setor, tais como armadores, operadores portuários, arrendatários, exportadores e importadores e, ainda, trabalhadores, prefeitos municipais e governadores de Estado.

Os encontros serão realizados em diversos portos brasileiros e servirão também como subsídios para debates na Comissão Interamericana de Portos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Já foram realizadas reuniões em Recife (10 e 11 de novembro), Vitória (17 e 18 de novembro), Itajaí (24 e 25 de novembro), e está prevista outra para Belém, de 15 e 16 de dezembro. Ao final, será agendada uma reunião geral e conclusiva em Brasília, para consolidar as recomendações.

Os temas a serem debatidos são os mesmos em todos os encontros, versando sobre os critérios para elaboração do Plano Diretor, Relação Porto-Cidade e Modelo de Gestão. Em Santos, representantes dos setores envolvidos com a atividade portuária, municípios e Governo do Estado de São Paulo apresentarão propostas dentro dos três temas, que serão debatidos pelos participantes do evento.

As informações sobre o evento poderão ser obtidas na Assessoria de Comunicação Social da Codesp, pelos telefones: (13) 3221-4758 e 3234-9958 ou e-mail: comunicacaosocial@portodesantos.com.br

Dia 07/12/2005
20h – Coquetel de Abertura