Hygor Miranda Côrtes vinha de Vitória para assistir às  aulas do Mestrado de Engenharia, em Santos. Ele elogiou a Unisanta, que conheceu através de um projeto realizado pela Universidade em sua cidade. Com o trabalho, já publicou artigos no exterior.

Na manhã desta terça-feira, 12, aconteceu mais uma defesa de Mestrado na Universidade Santa Cecília (Unisanta). O mestrando em Engenharia Mecânica, Hygor Miranda Côrtes,  defendeu sua dissertação sobre o uso de lógicas não convencionais no monitoramento de redes.

No  trabalho “Monitoramento de Equipamentos de Redes de Dados no Âmbito do Telecomando de Sistemas Elétricos de Potência através de Centro de Operação Utilizando as Lógicas Fuzzy e Paraconsistente Anotada”, o aluno explicou que essas lógicas são criadas com o objetivo de avaliar se uma informação é verdadeira ou falsa.

“Essas lógicas estudadas são chamadas de não clássicas, elas admitem valores entre o 0 e 1, e com elas eu faço uma classificação dizendo se ele é verdadeiro ou falso. E aí eu consigo, através de técnicas, usar a melhor interpretação desse dado para dizer se ele aquilo é um senso comum de verdade ou não”, diz.

Elogios à Unisanta

O estudante, que vinha de Vitória – ES, para assistir as aulas, comenta que ficou sabendo da instituição após participar de um projeto da Unisanta em seu ambiente de trabalho na cidade. “Eles fizeram um projeto com uma empresa chamada IDP, e eu fiquei sabendo da universidade através dele. ”

Hygor ainda explica que escolheu a Unisanta pois lhe proporcionava flexibilidade de horários e pela boa didática dos professores. “ É uma universidade que se enquadra nos meus horários porque precisava trabalhar nos dias de semana, assim, tendo horários alternativos (nos fins de semana). A didática é muito boa, me propôs uma visão diferente da que eu tenho em Vitória. Então, o que eu percebi de diferente é que as coisas em São Paulo, principalmente na minha área de tecnologia, chegam mais rápido”, comenta.

Hygor afirma que a forma de aprendizado passada pelos professores e seu empenho fizeram com que tivesse projetos publicados nacional e internacionalmente. “ Eu apresentei um artigo no Japão, pela universidade, e eu acredito que muita influência foi por parte dos professores. Eu  vi  que eles têm muito mais acesso a este tipo de contato e recurso, que antes eu nunca tive vivenciado nas outras faculdades em que eu estudei”.

Além de artigo publicado no Japão, Hygor informa que publicou suas pesquisas científicas no Canadá e na Universidade de São Paulo (USP).