Todos os cursos em Ead da Universidade receberam ótima avaliação pelo MEC, o mesmo ocorrendo com a Unisanta como um todo.

“Excelente”. Foi esse o adjetivo mais utilizado no relatório do MEC na avaliação “in loco”  do curso de Pedagogia (licenciatura) em Educação a Distância da Unisanta.  A Universidade Santa Cecília,  como um todo,  também foi muito elogiada, em todos os quesitos.

O relatório do MEC menciona que  as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental  são alcançadas,  “porque a UNISANTA demonstra qualificar os profissionais que se dispõem a desempenhar diversas funções exigidas pelo desenvolvimento social e econômico do País”.

O diretor do Centro de Educação a Distância da Unisanta, Prof. Dr, Marcelo Alvez Cruz, afirma que a nota máxima obtida no processo de reconhecimento do curso de Pedagogia (licenciatura) em EaD mostra que a implantação do novo  modelo didático-pedagógico na EAD e os ajustes específicos no curso de Pedagogia, nesses últimos dois  anos, foram realizados de maneira assertiva.

“Obter a nota máxima coroa o trabalho e a dedicação de toda a EaD, uma equipe unida à frente dessa complexa modalidade e que já colhe importantes resultados para a Universidade, que acredita, apoia e investe na EaD”, completa o diretor.

A Profª Drª. Marcia Vale destaca que foi um grande desafio assumir o cargo de Coordenadora de Pedagogia e Pós-Graduação a distância. “ Juntos comigo, docentes e discentes, todos aceitaram a missão de colocar a Pedagogia no seu rumo digno do caminho que a educação deve estar. Agradeço a todos, pois educação se faz ao lado de alunos e professores. Assim,  reformulamos e atualizamos biblioteca, aulas, conteúdos e formas de avaliação. Orgulho em ser do Santa, frase dita por todos hoje” .

Alguns dos itens do relatório do MEC sobre o curso de Pedagogia EaD da Unisanta:

Objetivos do curso apresentam excelente coerência com o que é determinado pela resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Metodologia – As atividades pedagógicas apresentam excelente coerência com a metodologia implantada. O modelo metodológico está organizado de forma excelente e as atividades estabelecem relação entre elas. Em reunião com os alunos, estes demonstraram domínio sobre a metodologia aplicada e aprovação quanto aos procedimentos.

Convênios – Foram apresentados à Comissão 40 convênios vigentes que o curso de Pedagogia EaD da UNISANTA efetivou junto à rede pública e privada da região.

Trabalho de conclusão de curso (TCC) está institucionalizado de maneira excelente. O graduando desenvolve um Artigo Científico que tem por objetivo a complementação do ensino e da aprendizagem. A apresentação é feita durante o COBRIC – Congresso Brasileiro de Iniciação Científica da UNISANTA.

Apoio ao discente – O Curso de Pedagogia – EaD oferta o Serviço de Apoio Psicopedagógico – SAPP, que procura examinar e orientar os alunos na adaptação e na aprendizagem em EaD.

Ações decorrentes dos processos de avaliação do curso

No curso de Pedagogia EaD,  a participação dos alunos na avaliação aplicada pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) tem sido da ordem de 60%. A EaD, junto com a CPA promove  campanhas de adesão ao processo e incentiva  a participação de todos os atores da instituição. Em reunião com os discentes, estes afirmaram que as providências para resolução de problemas têm sido muito rápidas.

Tutores e discentes afirmaram que são muito bem recepcionados, portanto, atendem, de maneira excelente, às demandas didático-pedagógicas da estrutura curricular, segundo o MEC.

Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – no processo ensino-aprendizagem – As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, e  o acesso aos computadores na IES  permitem, de maneira excelente, o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, a execução do projeto pedagógico do curso e a garantia da acessibilidade a todas as informações.

Material didático institucional na EaD

Concebido e produzido pelo corpo docente. Há um material pedagógico relacionado para cada disciplina e disponibilizado para o aluno de forma virtual. Para que haja a produção adequada do material planejado, os docentes elaboram os textos, seguindo a orientação de um Guia de Elaboração de Material Didático para o EaD.

Interação efetiva – Os alunos testemunharam que a interação entre eles, com a direção, coordenação, os professores e os tutores, é muito efetiva e que se sentem muito próximos das pessoas que com eles se comunicam. A resolutividade das questões também foi apontada.

Número de vagas implantadas, de maneira excelente, corresponde à dimensão do corpo docente e às condições de infraestrutura da IES, considerando o número de professores tutores e a ótima infraestrutura da Instituição.

Os convênios promovem integração com as escolas da educação básica das redes públicas de ensino (municipal e estadual) e rede particular e estão implantados de maneira excelente em 40 estabelecimentos.

Atividades práticas de ensino para Licenciaturas  

A prática, na estrutura curricular do Curso de licenciatura em Pedagogia EaD da UNISANTA estimula o futuro profissional a integrar e transpor os conhecimentos específicos e ligá-los a outros ramos do saber que o levem a desenvolver suas habilidades e competências com visão inter e multidisciplinar.

Atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

A atuação do NDE implantado é excelente considerando os aspectos: concepção, acompanhamento, consolidação e avaliação do PPC. São realizadas reuniões periódicas e sistemáticas e todas são comprovadas através de registro em atas.

Atuação do coordenador

A atuação da Coordenadora Márcia Regina Silva do Vale é excelente, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: gestão do curso, relação com os docentes e discentes e representatividade nos colegiados superiores. A coordenadora possui curso de doutorado e atua em tempo integral na IES. Sua experiência profissional também recebeu o conceito 5.

Também tiveram ótima avaliação a titulação do curso  e o regime de trabalho do corpo docente do curso e a experiência profissional dos professores.  Na  Justificativa para conceito 5, é mencionado  o regime efetivo de trabalho de tempo parcial ou total.

Infraestrutura

Gabinetes de trabalho para professores em tempo integral, o espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços, a sala dos professores e as salas de aula também receberam o conceito máximo.

Informática e bibliografia

Os laboratórios ou outros meios implantados de acesso à informática para o curso atendem, de maneira excelente,  os aspectos: quantidade de equipamentos relativa ao número total de usuários, acessibilidade, velocidade de acesso à internet, wi-fi, política de atualização de equipamentos e softwares e adequação do espaço físico.

O relatório salienta que a maioria dos títulos já se encontra na Biblioteca Virtual Pearson.

Laboratórios didáticos especializados

A Brinquedoteca atende, de maneira excelente, aos aspectos: adequação ao currículo, acessibilidade, atualização de equipamentos e disponibilidade de insumos e materiais. É um espaço de produção de brinquedos pedagógicos, utilização prática e ações de extensão. (A Brinquedoteca também atende a comunidade externa).

Requisitos legais e normativos

Todos os requisitos legais e normativos foram atendidos, completando o relatório de maneira excelente.