Marcelo Teixeira recebe título de Cidadão Vicentino, no próximo dia 26 (terça), pelos serviços prestados à educação, ao esporte e à filantropia

O Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), diretor-presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas, escritor e presidente do Santos FC, dr. Marcelo Pirilo Teixeira, receberá o título de Cidadão Vicentino no próximo dia 26 de abril, terça, na Câmara Municipal de São Vicente, às 19h30.
A homenagem será feita diante da “inegável contribuição” de Marcelo Teixeira “para as áreas de Educação, Direito e Esportes, através de um trabalho sério, arrojado e competente nestas áreas, que atinge a todas as cidades da Baixada Santista, inclusive São Vicente”, afirma o presidente da Câmara, Luciano Batista.
Formado em Administração de Empresas e Direito, Marcelo Teixeira sempre teve seu nome ligado à educação, ao esporte e à filantropia. É autor do livro Revolution 9, em segunda edição (2004), sobre a vida da nadadora santista Renata Agondi, que desapareceu durante a Travessia do Canal da Mancha, em 1988. Lançou, em 2002, o vídeo Renata, inspirado no livro mencionado. Foram dois sucessos de crítica e de público. É autor de diversos artigos em várias publicações.
Foi o autor dos projetos que resultaram na aprovação e implantação dos cursos de Direito e de Educação Física e Esporte, na UNISANTA. É também presidente da Associação Santa Cecília de Esportes, e membro da Associação Nacional de Televisões Educativas (ANTEC) e da Associação Paulista de Televisões Educativas e Culturais (APETEC) e membro honorário da Fraternidade Acadêmica de Santos e Conselheiro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Lembra, Luciano Batista, que Marcelo Teixeira começou a trabalhar aos 10 anos com o pai, dr. Milton Teixeira, na escola que viria se tornar a Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Aos 12 anos, trabalhou no departamento de xerox. “Os gastos naquele setor estavam muito altos e decidiram colocar o mascote. Em um mês, já se verificava a queda das despesas e um melhor equilíbrio no resultado. Foi seu primeiro sucesso!”.
Nasceu em Santos, em 28 de abril de 1964, filho de Nilza Pirilo Teixeira e Milton Teixeira, fundadores do Complexo Educacional Santa Cecília. Aos 18 anos, com a construção da piscina olímpica da UNISANTA, organizou, planejou e esquematizou a turma de natação, aumentando de 118 alunos para 700 alunos matriculados, em apenas quatro meses, com a ajuda de bons professores.

Atividades – Como Pró-Reitor da UNISANTA, Marcelo Teixeira é responsável por toda a parte administrativa, financeira, de expansão e de novos empreendimentos. É membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História onde foi elevado ao grau de mestre em 17/11/88 e empossado como Orador Adjunto em 06 de julho de 1999; membro da Associação Nacional de Universidades Particulares (ANUP) e do Sindicato das Mantenedoras do Estado de S. Paulo (Semesp).

Participou de diversos seminários nacionais e internacionais, proferindo várias palestras em entidades, entre elas o Seminário Internacional na Universidade de Cambridge e Oxford (Inglaterra); Seminário de Educação e Cultura da Universidade de Amsterdã (Holanda); Seminário sobre o Mercado Comum Europeu na Universidade de Heidelberg (Alemanha); Seminário sobre a Evolução Esportiva na Universidade de Talahasse (EUA); Seminário na Universidade de Buenos Aires – Faculdade de Ciências Econômicas; Seminário de Estudos para Advogados Brasileiros – Universidade de Hamburgo – Congresso Internacional no Instituto de Criminologia – Alemanha.
Em 1999, Marcelo Teixeira foi o responsável pela nova edificação da Associação Amigos dos Cegos de Santos, possibilitando a ampliação da área na Universidade, onde foi construído um novo edifício de oito andares, que, além de abrigar as clínicas de Odontologia, Fisioterapia e os laboratórios de Educação Física, proporciona uma vida melhor e mais digna aos carentes e deficientes. Também foi o responsável pela construção do Hospital-Dia, Ala Dr. Paulo Saad, na Santa Casa de Santos, entregando à comunidade 40 novos leitos.
Entre as atividades filantrópicas e sociais destacam-se: membro do Rotary Clube Santos-Porto; conselheiro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos; membro da Loja Maçônica D. Pedro I; do Quadro Associativo da Sociedade dos Amigos da Fortaleza de Itaipu (SOAFI); da Sociedade Amigos do Forte dos Andradas (SOAFAN); Amigos da Marinha (SOAMAR); fundador da Loja Simbólica Fraternidade Acadêmica de Santos e membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Amigos da Polícia Civil – Deinter – 6 (SOAPOCI); diretor do Lar Infantil Santa Rita de Cássia e presidente do Lar Santo Expedito.
Preside o Santos Futebol Clube pela quarta vez, a terceira consecutiva: 1992/1993, 2000/2001, 2002/2003 e 2004/2005. Sob sua presidência, o Santos FC conquistou títulos importantes como o bicampeonato brasileiro, em 2002 e 2004. É responsável pela conquista da área do atual Centro de Treinamento, no bairro do Jabaquara e responsável pela vinda das principais competições de natação do País para Santos. Foi organizador da Prova Aquática Baía de Santos, que reunia aproximadamente 2.000 nadadores de todo o País, até 1995, e dos Jogos da UNISANTA, o maior evento universitário do Estado de São Paulo, que congrega todas as faculdades da região.

Esportes- Há 18 anos preside a Associação Santa Cecília de Esportes, que vem conquistando diversos títulos como os de Campeão Brasileiro Juvenil de Natação, Bicampeão Brasileiro Sênior, Campeão Paulista Petiz Juvenil, Júnior e Sênior. É Fundador e Membro Efetivo do Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Santista de Taekwon-Do; Chefe das delegações de várias equipes de esportes, inclusive a que participou do VII Meeting Internacional do Porto; Organizador da 1ª Clínica de Natação em Santos e do Torneio de Natação – Troféu “Roberto Douglas Machado”

Prêmios- Entre os diversos prêmios recebidos, destacam-se: Prêmio Amigo da 1ª Brigada de Artilharia Anti-Aérea; Diploma de Colaborador Emérito do Exército; Título de Cidadão Emérito de Santos, em 1990; “Projeto Rhais”, pela reativação da Travessia do Canal a Nado de Santos; Prêmio “Brás Cubas”, como Melhor Esportista do Ano, em 1986; Prêmio “Robalo de Ouro Brasil”, na área de Educação; Medalha “Amigo da Marinha”; Título Campeão Brasileiro de 2002 – Santos Futebol Clube; Título “Cidadão de Guarujá”; Prêmio “O Melhor Presidente de Clube de Futebol na Década”, pelo Programa Radar Esportivo – Dezembro/2003; “O Melhor Dirigente Esportivo de Clube”, Condecoração da Ordem de Honra ao Mérito do Futebol Sudamericano; Troféu “Mérito Esportivo”, XXII Edição/2003; Troféu “Mérito Profissional- Rotary; Troféu Cidade de Santos, na área da Educação em 1998; Personalidade Masculina do Ano, outorgado pela Câmara Municipal de Santos, em 1999; Ernani Franco- 17ª Edição, como um dos melhores do esporte; Prêmio da Associação dos Cronistras Esportivos de Santos, na área da Televisão; Personalidade Masculina do Ano, concedido pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Gonzaga – Troféu Gonzaga, 2000 e Troféu “Mérito Profissional”, outorgado pelo Rotary Club de Santos, 2005.