Toda a experiência que a jovem Luara Lobo adquiriu como psicóloga das turmas de base de natação na Unisanta será dedicada a crianças carentes da África do Sul, durante um mês.

A psicóloga Luara Lobo, das turmas de base da natação Unisanta,   foi aprovada para um Projeto de Voluntariado  na instituição de ensino Good Hope, em Mossel Bay, a 300 km de Cape Town,  Cidade do Cabo.  Lá,  prestará serviços como psicóloga em aulas de surfe, para crianças em situações de risco, a partir da segunda quinzena de novembro.

Ensinará questões como enfrentamento, controle das  emoções e novas habilidades. A escola atende a uma comunidade perto da Diaz Beach, a mais carente de Mossel Bay. -O número de crianças atendidas no local durante o ano varia muito. “No inverno poucas vão à escola, outras às vezes param de ir, no verão aparecem novas, mas algumas continuam lá por anos. A idade vai desde 6, 7 anos até 16 anos”, diz a psicóloga.

Luara já fez voluntariado uma vez, aos 20 anos, para a Ong Mão Solidária, em São Bernardo do Campo. Ela gosta de ajudar as pessoas e a família apoiou sua decisão.

Na Unisanta

Como psicóloga das categorias de base da Universidade, ela faz  reuniões quinzenais  com nadadores de 9 a 16 anos, até o juvenil 2. Atende individualmente quando necessário e está sempre disponível para conversar pelo Skype.  No começo de cada semestre, faz palestras com  os pais.

Está sempre em contato com a equipe multidisciplinar que atende os nadadores da Unisanta, formada por nutricionista, preparador físico, fisioterapeutas e médicos.

Não tem encontrado grandes problemas com os pequenos nadadores.  A não ser alguns casos de crianças que não gostam de rotina intensa de treinamentos e precisam ser estimuladas. Elas ficam cerca de duas horas por dia na água, seguidas de 50 minutos de exercícios físicos.

Depoimentos

As crianças das turmas de base da Unisanta aprovam as conversas com Luara Lobo. Alguns depoimentos mostram a importância da psicóloga especializada em esporte:

Nicolas Moreira, 12 anos, Petis 2  “Ah, eu gosto. Pode melhorar o psicológico do atleta se ele está passando por alguma dificuldade e,  com esse tipo de conversa,  ele pode melhorar e sempre tentar buscar ser melhor”.

Zoe, 12 anos, Petis 2  “Eu considero importante porque pode fazer bem,  antes da competição,  deixar a pessoa  menos ansiosa. Também podemos receber dicas de como relaxar ou ficar um pouco mais agitado para nadar”.

Fernanda, 11 anos, Petis 1  “Eu acho importante porque tem muita gente que não tem o psicológico preparado para certas competições,  então ela (Luara) ajuda muito”.  Melhora (a performance dos atletas) pois ela (Luara) ajuda também a parar o nervosismo. ”

Felipe Kenzu, 11 anos, Petis 1  “Gosto e acho importante porque, por exemplo, alguns atletas nadam muito forte no treino mas,  na competição,  às vezes acabam tendo uma barreira e não conseguem  dar todo o máximo que eles podem ter.  Eu acho que a psicóloga consegue meio que tirar essa barreira e deixar eles bem na competição”.

Arthur dos Santos Silva Silva, 12 anos, Petis 2  “Eu realmente vejo como esse trabalho poderia ajudar outras pessoas com a natação. Coisas como inspiração, sabe?  Esse trabalho ajuda a equipe a se reunir mais”.

Em sua clínica em São Paulo, Luara atende diversos atletas de diferentes modalidades além de natação, como  futsal, hipismo, ciclismo, poker,  dentre outras.

Desde pequena praticou vários esportes como tênis, capoeira e natação, com especialização nesta última. Aos 9 anos se tornou federada em natação e abriu mão dos outros esportes. Participou de Campeonato Paulista dos 10 aos 12 anos, e do Campeonato Brasileiro,  aos 15 anos.

Deixou o esporte quando passou a estudar Psicologia em São Paulo. Fez aprimoramento e  especialização em Psicologia do Esporte e da Atividade Física. Queria se dedicar exclusivamente aos estudos, e, uma vez formada, à sua profissão. É o que tem feito.