Fundado em 1967 o Lar Santa Rita de Cássia comemora, nesta segunda-feira, 24/4, 50 anos de muitas histórias de amor, carinho, educação e diversão. Criado para atender os filhos de funcionários do Complexo Educacional Santa Cecília, que, há 50 anos atrás, dava seus primeiros passos como uma escola primária, hoje o Lar atende diversas crianças de três a dez anos.

Com a finalidade de desenvolvimento físico, social, intelectual, emocional, espiritual e pedagógico, o Lar também cria uma relação direta na educação das crianças que passam por lá, desde seus estudos no Colégio Santa Cecília até a iniciação profissional como funcionários e estudantes da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Para a diretora do Lar, a Profa. Emília Maria Pirilo, essa relação cresce ao longo dos anos. “Algumas crianças que frequentaram o Lar são hoje nossos funcionários. Outras completaram o ensino de 1º e 2º graus, no Colégio Santa Cecília e faculdade na Unisanta, beneficiadas com o desconto do Núcleo de Responsabilidade Social e Mantenedora. Um exemplo desse vínculo criado há 50 anos é o funcionário auxiliar de secretaria, Izair Santos de Jesus, que foi a primeira criança do Lar e até hoje está entre os muros do Complexo”, explicou a diretora.

As crianças atendidas desenvolvem atividades diversas: Educação Física com alunos da Faculdade de Educação Física da Unisanta, Natação, com o professor de Natação da Unisanta, Dança, Jogos lúdicos, intelectuais, sensoriais, DVD player, música, palestras educativas e cívicas. Fazem exercícios de coordenação motora, recebem reforço escolar, atividades de contação de histórias, pinturas, desenhos, Brinquedoteca, etc. Além da participação em festividades e passeios como: Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dia das Mães, Dia da Criança, Natal, Cosme e Damião, Aniversariantes do mês, entre outras.

Quando necessário, há o atendimento odontológico e fisioterápico, nas clínicas da Unisanta; médico, fonoaudiólogo, psicológico (encaminhados aos órgãos públicos de saúde ou clínica especial, através de observação, relatórios e orientação às mães, ou responsável).