Autoridades presentes à inauguração elogiaram a iniciativa, projetada por professores e alunos de Engenharia e Arquitetura.  O primeiro projeto é um Simulador Automatizado de Trajetória Solar, conhecido como Heliodon, lançado inicialmente como TCC de Engenharia Mecânica,  e que está sendo automatizado em conjunto pela Arquitetura e Engenharias Mecânica e Civil.

 A nova etapa do Laboratório de Convergência da Universidade Santa Cecília (Unisanta), inaugurado na manhã desta quinta-feira (30/11), vai colocar Santos com o que há de mais avançado na área: a automação de um Simulador Automatizado  de Trajetória Solar. O Simulador, projetado inicialmente por um grupo de alunos de Engenharia Mecânica, sob a supervisão de professores,  permite analisar como os raios solares incidem diária e sazonalmente em uma edificação, ambiente interno ou externo, em qualquer lugar da Terra.

Desde  esta quinta-feira,  o projeto ganhou mais uma importante contribuição: a do aluno de Engenharia Mecânica, Matheus Pilon de Morais,  vencedor do prêmio de melhor trabalho de todos os 2.099 projetos de alunos de instituições públicas e privadas, apresentados no recente  17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) do Sindicato das  Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo  (Semesp). Ele  concorreu,   naquele Congresso, com  o trabalho “Desenvolvimento de uma Janela Inteligente Acionada Através de Sensores ou Dispositivo Celular”.

A experiência do trabalho duplamente premiado de Pilon no CONIC (o melhor de todos e o melhor na área de Engenharia e Arquitetura), complementará o que professores e outros acadêmicos da Unisanta já iniciaram nesta nova fase, no Laboratório de Convergências da Faculdade de Arquitetura, que está completando 20 anos.

Fazem parte do grupo ainda os autores do Heliodon: Guilherme Franco, Fabiano Jonas da Silva, Beatriz Pereira, Heitor Orizales, Gustavo Cabral e Flávio Guirado, de Engenharia Mecânica, além de Matheus da Ressurreição, de  Engenharia da Computação.

Este projeto é um exemplo de que, na Unisanta, os alunos podem concretizar suas ideias, pois a Universidade oferece as condições necessárias, afirmou o professor, arquiteto e urbanista  Cesar Capasso, Coordenador do Laboratório de Convergência.

O coordenador da Faculdade de Arquitetura, Nelson Gonçalves de Lima  Júnior,  falou sobre a importância do Laboratório de Convergências, que engloba quatro salas e laboratórios. Lembrou que a Faculdade está completando 20 anos e que, desde o começo, foi consultada por prefeitos e demais autoridades, inicialmente sobre verticalização do centro.

Convergência de especialidades

Uma das novidades do laboratório, considerado inédito pela concepção do projeto, é a possibilidade de se trabalhar com o conceito de convergência de especialidades, explica o a Cesar Capasso. “Teremos um espaço de trabalho que unirá alunos de Arquitetura, Design de Interiores, Engenharia e outras áreas visando classificar o desempenho do ambiente construído em suas diversas escalas numa visão que trata o espaço como um ecossistema”.

Ele explica que, no mercado de trabalho, o arquiteto atua regularmente com profissionais de outras áreas, visando a execução de um projeto único. “Essa vivência será antecipada pelos nossos universitários, que desenvolverão pesquisas envolvendo diferentes áreas do conhecimento”.

Verticalização, clima, eficiência energética e ruídos

 Estão previstas pesquisas sobre a verticalização do município, o desempenho de edifícios e cidades, como aqueles relacionados a fenômenos climatológicos e suas interferências no processo de mudanças climáticas, controle de ruídos, uso racional de bens naturais e eficiência energética. Uma das contribuições do laboratório será a realização de pesquisas sobre a verticalização do município, evitando que o processo ocorra sem parâmetros adequados.

Novos estudos na área de conforto ambiental poderão beneficiar futuras construções residenciais ou comerciais e até mesmo cidades inteiras, apontando soluções para questões cada vez mais frequentes nos grandes centros urbanos, como a verticalização dos municípios.

O Laboratório de Convergências é um espaço diferenciado  voltado à promoção da inovação e pesquisa nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e de Engenharia, ocupando uma área de 215 metros quadrados com  4 salas.

De acordo com o coordenador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, Nelson Gonçalves de Lima Júnior, os estudos poderão servir de subsídios para o poder público na elaboração de legislação específica e tomada de decisões no campo do conforto ambiental e sustentabilidade das cidades.

“No Laboratório de Convergências da Unisanta será possível desenvolver pesquisas e prestar serviços a empresas, órgãos públicos e à comunidade em geral, proporcionando aumento na qualidade de vida da população”, afirma o coordenador.

Heliodon – O equipamento ocupa uma área de 12 metros quadrados e é composto de arcos metálicos móveis, com iluminação acoplada, sendo um conjunto totalmente automatizado e ligado a computadores que fazem a programação do posicionamento da unidade em relação às maquetes.

O Laboratório de Convergências da Unisanta é composto por quatro ambientes projetados no quinto andar do Bloco M da Universidade: um setor de iluminação, sala de aula com espaço para confecção e exposição de maquetes, sala para simulações digitais com quatro estações de trabalho e computadores, além de uma área específica para uso do Heliodon.

20 anos da Faculdade

O novo laboratório está sendo lançado nos 20 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos. A reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, destacou a tendência da Universidade em buscar talentos dos que já se formaram na instituição, para se juntar em novos projetos. A presidente, Lúcia Teixeira, mencionou essa aproximação natural  entre engenharia e arquitetura, e lembrou a presença do arquiteto Oscar Niemeyer nos primeiros anos da Faculdade de Arquitetura, para referendar o projeto do Curso.

O Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, referiu-se à qualidade do corpo docente da Unisanta, que tem permitido encontrar os melhores caminhos e  sugestões para sugerir soluções e interferir no desenvolvimento do País.

Estavam presentes à inauguração: a bióloga Débora dos Santos Mandaji, representando o Secretário do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório; o arquiteto Edson Eloi, representando o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo; a geóloga Angela Maria Gonçalves Frigério, representando o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, engenheiro Julio Eduardo dos Santos; o gerente de mediação da Codesp, Cláudio Newton Bozzo; diretores do Parque Tecnológico de Santos. Eles foram recepcionados pela Reitora, Sílvia Teixeira Penteado, pela presidente, Lúcia Maria Teixeira, pelo o Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, pelo diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Antonio de Salles Penteado, e pelo diretor de Marketing, Marcus Teixeira Penteado.