A descoberta no ano passado de petróleo na bacia de Santos fez com que a população da região perguntasse se estaríamos preparados em promover e aproveitar todo o desenvolvimento que está por vir.
Neste aspecto a UNISANTA oferece um curso de pós-graduação de Engenharia de Petróleo e Gás Natural, existente desde 2006, pronto a atender as exigências do setor petrolífero.
Outro diferencial da UNISANTA, e também uma referência nacional, é o Laboratório Multidisciplinar de Operações Unitárias, que pertence ao curso de Engenharia Química, com aparelhos que mostram as diversas fases de todo o complexo de uma refinaria.
O coordenador do laboratório, Deovaldo de Moraes Jr, diz que, além dos alunos aprenderem na prática as diversas fases da produção dos derivados do petróleo, também aprendem a produzir o Biodiesel, uma vez que o laboratório possui toda a tecnologia necessáriadesde 2006.
O Biodiesel, além de ser uma energia renovável, poluindo 50% menos que o combustível diesel (emite 50% menos de monóxido de carbono – o gás que causa o efeito estufa), tem com sobra a glicerina. “A glicerina tem várias aplicações para a indústria, principalmente a de cosméticos, porém para baratear os custos é necessário pesquisas neste campo”, diz Moraes,
“Além do Biodiesel lançar mil vezes menos enxofre na atmosfera (elemento que causa a chuva ácida), também lança 50% menos partículas nocivas na atmosfera, além de não gerar compostos carcinogênicos” acrescenta.
Com uma reserva estimada de 5 a 8 bilhões de barris, sendo que cada barril possui 159 litros, a bacia de Santos promete alavancar a economia, não só da região como de todo o país.
Para se ter uma idéia, o Brasil detém em suas reservas 14 bilhões de barris, sendo que nem sempre a qualidade do petróleo é boa. O petróleo encontrado na bacia de Santos tem a mesma densidade do petróleo árabe, ou seja, excelente.