Os homenageados aconselharam os novos alunos a aproveitar os ensinamentos dos professores, a biblioteca de Direito, que “é completa” e deram dicas sobre concursos públicos.

A trajetória de sucesso de ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi o tema abordado na palestra de encerramento da Semana Jurídica, realizada nesta sexta-feira (14). O juiz de Direito do Estado de São Paulo, Augusto Bruno Mandelli; a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Vanessa Bortolomasi; a defensora pública, Vanessa Douradinho da Rocha Volpato; o delegado de Polícia de São Paulo, Wagner Camargo Gouveia e o advogado geral da Prefeitura de Guarujá, Leandro Matsumota, compartilharam experiências profissionais e acadêmicas com o público presente no Auditório do Bloco E da instituição.

“Com muita alegria estou voltando à Unisanta. Fui aluno da Faculdade de Direito, em 2004, e fiz Pós-Graduação de Direito e Processo Penal aqui também, em 2007. A Pós foi fantástica. Temas apresentados durante o curso me ajudaram bastante na aprovação do concurso. Frequentei muito a biblioteca de Direito, que é completa. Não é à toa que o curso recebeu nota 5 do MEC”, afirmou o delegado de Polícia de São Paulo, Wagner Camargo Gouveia.

Gouveia falou ainda sobre a importância dos estágios para a realização dos concursos públicos e sua dedicação aos estudos. “Comecei a estudar para concursos públicos no 2º ano da Faculdade. Fiz estágios na Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e no Juizado Especial Cível – Anexo Unisanta”, explicou.

Formado em 2003, o advogado geral da Prefeitura de Guarujá, Leandro Matsumota, afirmou aos alunos e docentes presentes que descobrir a vocação é essencial. “Desde a época da Faculdade eu sempre gostei muito de questões políticas, área que eu sigo hoje. Fui presidente do Centro Acadêmico e um dos fundadores da Atlética de Direito. Sou servidor público de carreira, concursado e acabei optando pela questão pública em decorrência de uma atividade que eu sempre gostei”, disse Matsumota, que também estudou no Colégio Santa Cecília.

Para o advogado, “a Faculdade foi o grande pilar para o nosso desenvolvimento profissional. A Universidade está de parabéns em poder trazer e resgatar os ex-alunos para que possam compartilhar um pouquinho de experiências com os estudantes. A Unisanta possui uma estrutura de primeira, um corpo docente extremamente reconhecido e proporciona grande acesso e intercâmbio de informações entre professores e alunos, que podem levar ao êxito profissional facilmente”, concluiu o advogado.

“Estou muito feliz com o convite. É uma oportunidade de rever os amigos e os professores que tanto contribuíram para a nossa formação e a realização do sonho do concurso público. A Unisanta foi de suma importância nessa conquista. Temos excelentes professores e, durante a preparação para o concurso, eu utilizei os cadernos da Faculdade e a biblioteca da Universidade, que é maravilhosa. Todos foram muito importantes e sempre deram dicas e apoio durante e após o curso, disse a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Vanessa Bortolomasi.

Formado em 2006, o juiz de Direito da 2ª Vara Judicial de Penápolis, Augusto Bruno Mandelli, advogou durante três anos em São Paulo quando resolveu ir atrás do sonho antigo de prestar concurso. Largou a advocacia para poder focar nos estudos e, após aprovado, tomou posse em outubro do ano passado. Passou por Sorocaba, Lins e agora está em Penápolis.

“Não tem segredo ou método de estudo, não tem jeito de certo de atingir o seu objetivo. O importante é foco, disciplina, concentração, paciência e humildade”, afirmou o juiz sobre dicas que podem ajudar as pessoas interessadas em concursos públicos.

“A Faculdade foi muito importante para mim, sempre levei muito a sério os estudos. Ela é a base de tudo na vida profissional. Sair com uma Faculdade bem-feita significa metade do caminho profissional andado. Fico feliz em poder reencontrar os colegas depois de dez anos de formada e poder mostrar aos alunos que é possível. Sempre quis concurso público, inicialmente a Magistratura. Conhecia a Defensoria Pública e me identifiquei com a carreira. Estou muito feliz com a minha profissão”, falou a defensora Pública, Vanessa Douradinho da Rocha Volpato.

“Essa palestra foi a melhor de todos os tempos. É possível obter o sucesso pessoal e profissional através do bacharelado, que escancara portas para vocês. É um impulso para ir em frente. São mensagens extremamente importantes. Com foco, objetivo e dedicação tudo é possível”, concluiu o coordenador do Curso, Dr. Fernando Akaoui.

Os alunos foram saudados pela reitora da Unisanta, Silvia Teixeira Penteado e pela presidente, Lúcia Teixeira.