A palestra do gerente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Homero Ventura, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), ganhou destaque em metade da página A-17 do Jornal A Tribuna, no dia 8/9. O evento fez parte do II Oil Week, promovido pela Faculdade.

A matéria fala sobre as descobertas do pré-sal conduzidas pela Petrobras, que estão entre as mais importantes em todo o mundo na última década, além do petróleo e gás, que andam em conjunto.

Para Homero Ventura, iniciativas como a II Oil Week “são importantíssimas para disseminação de conhecimento, provendo contato com profissionais experientes, engajando os futuros engenheiros, desde já, numa viagem rumo ao estabelecimento de um ambiente mais competitivo”.

Outro assunto da palestra foi o licenciamento ambiental.  Ventura vê o México como um exemplo a ser buscado.

“Menos de 20 meses após a assinatura do contrato, um operador conseguiu todas as licenças e perfurou o primeiro poço”, afirma Ventura.

Para solucionar e avançar nesse quesito, os entraves precisam ser removidos para acelerar a extração, pois o investimento na área de óleo e gás no Brasil vem declinando, afirmou Homero Ventura.