Fisioterapia Obstétrica e Pediátrica. Este é o tema da V Jornada Específica de Fisioterapia, que tem início nesta quarta-feira (11), às 18h30, no Auditório do Bloco E da Universidade, Rua Cesário Mota, 8, 4º andar.
Serão feitas homenagens às entidades parceiras, nas quais os alunos de Fisioterapia fazem estágios (Santa Casa de Santos; Hospital Guilherme Álvaro; APPC – Associação dos Portadores de paralisia Cerebral; Casa da Esperança de Santos; Hospital Santo Amaro, em Guarujá, e Centro São Camilo, em São Vicente). Também haverá a assinatura simbólica do convênio feito entre a Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA e a Beneficência Portuguesa.
A primeira palestra da noite, às 19h, será ministrada pelo médico ginecologista dr. João José Correia Ferreira, que falará sobre a Importância do Pré-Natal. Neste mesmo dia, às 20h20, a psicóloga dra. Rita de Cássia Martins Russo, especialista em psicologia hospitalar e coordenadora do curso de apoio à gravidez e do serviço de psicologia da Santa Casa de Santos, abordará o tema Aspectos Psicológicos na Gravidez: Interação Terapeuta-Paciente.
A docente da disciplina de Fisioterapia Uro-ginecológica e obstétrica da UNISANTA, dra. Cláudia de Oliveira, ministra a palestra Atuação Fisioterapêutica na Gestante, às 21h20.
Já na quinta-feira (12), às 19h, a fisioterapeuta do Ambulatório de Uro-ginecologia da Unifesp, dra. Juliana Aparecida Boaretto, ministra a palestra Incontinência urinária na gestante. Logo após, às 20h20, o dr. João Douglas Gil, fundador do Instituto Brasileiro de Hidroginástica para Gestantes falará sobre Hidroterapia para Gestantes. Em seguida, a Atuação Fisioterapêutica na Grávida Cardiopata será discutida pela dra. Soraya Leonidia de França Cunha, a partir das 21h20.

No último dia da Jornada, sexta-feira (13), haverá a atividade extra Vivência – Preparação Corporal para Gestante, realizada pela dra. Cláudia de Oliveira, às 18h. Também neste dia, haverá as palestras Principais Sinais de Desvios no desenvolvimento Sensório Motor, às 19h, pela docente da disciplina de Fisioterapia Pediátrica da UNISANTA, dra. Maria Clara Mattos Paixão, e às 19h30, Aspectos Fisiológicos Respiratórios do RN, ministrada pelo especialista em Fisioterapia Cardiorespiratória, Prof. Ms. Carlos Alberto Moraes.

Para encerrar o evento, o dr. Luiz Carlos de Abreu, mestre em reabilitação pela Unifesp, falará sobre os Procedimentos Intervencionistas de Fisioterapia Neonatal em recém-nascidos com distúrbios neurológicos. Em seguida, a dra. Monica de Magalhães Grizzi de Morais, que é médica neonatologista, falará sobre Reanimação Neonatal, às 21h20.

As inscrições deverão ser efetuadas na sede do Diretório Acadêmico da Fisioterapia, rua Cesário Mota, nº 8, Bloco E da UNISANTA.