Beneficiar seus colaboradores e ajudar a descongestionar a demanda no INSS estão entre os objetivos de acordo de cooperação técnica firmado entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Inédito na Baixada Santista, a parceria beneficiará colaboradores e professores de todo Complexo Educacional Santa Cecília. O chamado “INSS Digital” vai facilitar a vida do trabalhador na hora de solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade.

De acordo com o gerente executivo do INSS em Santos, Dr. Claudio da Silva, a Unisanta é a primeira instituição da Baixada Santista a firmar a parceria. “Um dos motivos que nos levou a escolher a Universidade Santa Cecília foi o acordo que nós firmamos com a Universidade para que os alunos da Faculdade de Direito trabalhem na agência do INSS como estagiários. Com isso, verificamos que a instituição já teria todas as condições para iniciar esse processo na Região”. A parceria de sessão de estagiários para o Instituto foi realizada em agosto deste ano e é inédita do País.

Ainda segundo o gerente, o acordo de cooperação técnica muda um pouco o fluxo burocrático, pois,  com ele,  o segurado não terá necessidade de fazer o agendamento. Ele comparece na empresa que fez o acordo, leva a documentação, essa documentação é digitalizada na própria empresa, assim como o acompanhamento.

“Não há necessidade do segurado se deslocar até a agencia para saber de andamento do processo ou até digitalizar os documentos.  A partir do momento que ele digitaliza os documentos na empresa, essa pasta do segurado com seus dados e documentos é transmitida para o INSS no nosso polo digital, a análise é feita por lá e retorna à agência”, completa Silva.

Para o pró-reitor da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, políticas que beneficiam os colaboradores do Campus, através de convênios e parcerias, são comuns no Complexo Educacional Santa Cecília. “Com o INSS já firmamos convênio que favorece os alunos e sua inserção no mercado de trabalho e agora firmamos esta parceria para professores e colaboradores. “Além de facilitar o fluxo do INSS, evitando filas, comparecimentos, ele beneficiará o nosso colaborador, que conseguirá obter o seu benefício de uma forma muito mais rápida”.

Segundo o dr. Danilo de Oliveira, professor  de Direito Previdenciário  da Unisanta, o primeiro convênio foi alinhado pensando na qualificação profissional de nossos alunos e esta nova parceria foi feita pensando não só em nossos funcionários, mas sim no desafogamento  do sistema como um todo.  ”Uma vez que a gente diminui também a demanda da agência, o segurado, beneficiário, todo mundo acaba ganhando. Desta forma, conseguiremos reduzir o fluxo também da Agência quando se facilita esse atendimento para o nosso colaborador. Uma questão de responsabilidade social”, finaliza.

Reunião A parceria foi firmada em reunião dirigida pelo pró-reitor da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira com o gerente executivo do INSS em Santos, Dr. Claudio da Silva, na manhã desta quarta-feira (5), na sala da pró-reitoria. Também estiveram presentes: Dra. Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta; Dra. Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta; Dr. Norberto Moreira da Silva, diretor da Faculdade de Direito da Unisanta; Dra. Caroline Simões Teixeira, diretora de Saúde da Unisanta; Marcus Teixeira Penteado, diretor de Marketing da Unisanta; Marcelo Teixeira Filho, assessor especial da reitoria da Unisanta; Reginaldo Abreu, encarregado de Departamento Pessoal; Andressa Felix Lisboa, aluna de Direito da Unisanta e estagiária da INSS.