Pesquisas no exterior, parcerias com universidades estrangeiras,  laboratórios de alta tecnologia como o InovFabLab e o de Operações Unitárias da Engenharia Química são alguns dos destaques, além das especializações do Lato Sensu,  MBAs  e  da Educação a Distância.   

O site de notícias G1 iniciou,  na última sexta-feira (08/3), a  divulgação de um texto elaborado pela Assessoria de Comunicação (Assecom) da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  com o título: “Pesquisas de mestrados da Unisanta se destacam no Exterior”. Os Mestrados de Auditoria Ambiental, Ecologia, Engenharia Mecânica e Direito da Saúde são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A publicação prossegue diariamente até sexta-feira próxima.

São mencionadas parcerias com universidades da China, da União Europeia e dos países da América do Sul, além das premiações. “Os estudos dos cursos de Mestrados de Auditoria Ambiental, de Direito da Saúde, Ecologia e Engenharia Mecânica têm obtido prêmios em congressos e concursos internacionais, atraindo alunos de diversos estados brasileiros, o que é um índice de qualidade”, informa a publicação.

Quanto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, de Especialização e MBAs,  são “elogiados pela qualidade do corpo docente e numerosas opções de estudo”.

A Universidade Santa Cecilia possui o conceito 4 do MEC (de 1 a 5), entre as 17% melhores do Brasil  e também é considerada a primeira da Baixada Santista no Google Scholar Citations Profiles, um ranking mundial de pesquisas científicas, mencionado pelo RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo.

Confira abaixo outros detalhes abordados na matéria, solicitada pela Diretoria de Marketing da Universidade.

Mestrado em Ecologia

Sobre esse curso são mostradas as pesquisas de grande repercussão no exterior, como as que foram feitas por docentes do Mestrado em Ecologia da Unisanta, em parceria com a Unifesp. Um exemplo é a de que se descobriu, no estuário de Santos, altas concentrações de produtos farmacêuticos, de cocaína e de benzoilecgonina, substância excretada pela urina humana depois da metabolização da cocaína pelo fígado. Participaram do estudo os pesquisadores Augusto Cesar e Camilo Seabra Pereira, entre outros.

Outro ponto lembrado no texto é a cooperação da Unisanta com universidades da Austrália. A dra. Helen Sadauskas, professora dos Mestrados em Ecologia e Auditoria Ambiental da Universidade, foi convidada a fazer parte de pesquisa no Centre for Freshwater Biology, naquele país. E houve  o interesse de uma editora da Alemanha de publicar uma dissertação do mestre Cláudio Antonio Garcia sobre acidentes em terminais petrolíferos na América Latina.

Mestrado em Engenharia Mecânica

Outra parceria entre a Unisanta e universidades do exterior é mencionada, com a Universidade Tecnológica de Ningbo , que existe desde 2010.  A visita mais recente dessa instituição a Unisanta, em 2018, é citada no texto.

“Em visita à Unisanta em setembro de 2018, a comitiva de Ningbo se interessou pelos módulos educativos construídos no Laboratório de Operações Unitárias da universidade santista. Um desses módulos é o Core Annular Flow, que transporta óleo a custo duas vezes menor do que o transportado pelo processo tradicional. O óleo fica no interior da tubulação, no meio da água, percorrendo essa tubulação sem que os dois líquidos se misturem”, diz a publicação.

Outra parceria é com a Huazhong University (HUST), uma das maiores do mundo, sobre bagaço da cana-de-açúcar como fonte de energia. O prof. dr. Carlos Teófilo Salinas, da Unisanta, é o pesquisador responsável por essas pesquisas aprovadas pela Fapesp.

Mestrado de Direito da Saúde

A matéria diz que é o primeiro mestrado dessa área no Brasil, e que uma pesquisa desse curso foi recentemente premiada como a melhor do Congresso Ibero-Americano e do Seminário Internacional de Direito Sanitário, realizado em São Paulo, em 2018. Um dos temas foi a análise de lacunas na regulamentação sobre se o SUS é obrigado ou não a fornecer remédios caros e sem registro no País.

Mestrado de Auditoria Ambiental

O texto cita que a importância do Mestrado de Auditoria Ambiental da Unisanta, que tem, entre seus objetivos, o  de atender às demandas nacionais e internacionais, atuando nos setores produtivo privado (consultoria e indústria), público (órgãos ambientais, companhias de saneamento, prefeituras, órgãos gestores, instituições de ensino e pesquisa) e/ou terceiro setor (associações e fundações).

Pós-Graduação Especialização e MBA

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unisanta atendem às crescentes exigências do mercado de trabalho atual, mas já antecipando o futuro. “Atualmente são oferecidos mais de 120 cursos, incluindo Lato Sensu, Aperfeiçoamento, Extensão e Livres, presenciais e a distância. As aulas presenciais são realizadas em modernas instalações e os cursos a distância utilizam recursos de última geração”. São matriculados por ano 3000 novos alunos.

Sobre os cursos em MBA,  a qualidade é “apreciada pelas empresas e atende às necessidades do mercado de trabalho”. Entre os presenciais estão os em Finanças & Banking, Desenvolvimento de Gestor de Pessoas, Executivo – Controladoria e Planejamento Tributário e Executivo – Gestão Empresarial.

Ensino a Distância

São oferecidos 13 cursos de Especialização e MBA na modalidade EAD na Unisanta, entre os quais está a primeira pós-graduação do Brasil sobre Direito Homoafetivo e de Gênero. Dois docentes do curso são mencionados : Rodrigo da Cunha e Paulo Iotti, que participaram recentemente de um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a criminalização da homofobia.

Segurança do Trabalho

O curso de Segurança do Trabalho da Unisanta, iniciado em 1976, é o mais antigo Latu Sensu da instituição e um dos mais pioneiros do país na área.

Inovfablab

Com o objetivo de formar um profissional com o perfil adequado para a nova cultura da Indústria 4.0, que exige pessoas com competência para liderar, inovar, empreender e gerar riquezas para o País, a Universidade Santa Cecília oferece o InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica e criatividade.

Inspirados na tradição norte-americana, mais precisamente no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os laboratórios de inovação, chamados fab labs, permitem um ambiente único de produção de inovações. Além de capacitar o aluno para o mercado de trabalho, incentivando a multidisciplinaridade, o local também é aberto à comunidade, através das parcerias com empresas e com o setor industrial.

Benefícios

Alguns dos descontos oferecidos pela Unisanta são informados.  “A Unisanta oferece 25% de desconto para matrículas antecipadas nos cursos presenciais de Especialização, além da possibilidade de financiamento de 50% das mensalidades. Alunos e ex-alunos da UNISANTA, grupo de amigos e empresas conveniadas também ganham descontos especiais”.