Diminuir lesões de trabalho, como problemas de coluna, dores na lombar e inflamações em geral, além de promover o relaxamento e a melhoria do sistema emocional do funcionário. Com esse objetivo, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) iniciou, em junho, aulas de ginástica laboral destinada aos funcionários de todos os setores.
A partir de questionários depositados pelos trabalhadores em uma caixa de sugestões, Marcus Teixeira Penteado, assessor da Presidência, teve a idéia de implantar o alongamento. “A UNISANTA está permanentemente atenta ao desempenho de cada funcionário, acompanhando seus esforços para gerar resultados e sua capacidade de oferecer soluções ao cotidiano da empresa. São exercícios preventivos que mantêm os funcionários motivados”, afirma Teixeira Penteado.
As aulas são ministradas pelo professor Leonardo Teixeira Ramos, da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP) da UNISANTA. Os funcionários dos Serviços Gerais fazem a aula todos os dias, das 11h30 às 12 horas, no Campo de Futebol Society da Universidade. Nos outros setores, o professor Leonardo vai aos locais de trabalho e aplica os exercícios por quinze minutos.
Segundo o professor, a maioria dos trabalhadores que faz o alongamento é sedentário. “No começo, muitos reclamavam de dores no corpo, mas ao longo de três semanas, houve melhora na flexibilidade, na confiança e na auto-estima dos funcionários”.
O alongamento compreende exercícios para os membros superiores, inferiores, pernas, coluna, entre outros, ajudando a reduzir as tensões musculares e emocionais, a liberar os movimentos bloqueados, além de ativar a circulação.
Um total de 160 funcionários participam das aulas. Um dos mais animados é o encarregado da limpeza, Antônio Barbosa dos Santos. “A ginástica nos deixa mais alegres e melhorou nosso humor. Quando não faço a aula, fico com saudades. A proposta da UNISANTA foi excelente”, disse Santos.
Talita Borges de Queiroz, que também trabalha no setor de Serviços Gerais, já sentiu diferenças em seu corpo com o alongamento. “Carrego coisas pesadas e o relaxamento alivia as dores musculares. As aulas são divertidas e o professor é bem atencioso”, afirma.
Rádio e TV – Sessenta funcionários do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativa, divididos em duas turmas, iniciaram o trabalho de alongamento em outubro. O exercício é realizado 3 vezes por semana, durante 15 minutos.