Cerca de 40 funcionários contratados pela Refinaria Abreu e Lima (Nordeste), que fazem estágio de um ano na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (Cubatão), estiveram, na última quinta-feira (22), na Universidade Santa Cecília (Unisanta).
O objetivo da visita foi conhecer a Minirrefinaria da RPBC/Petrobras, que tem suas instalações situadas no Laboratório de Engenharia do Petróleo da Unisanta. Na oportunidade os futuros operadores da Petrobras também conheceram o Laboratório de Operações Unitárias da Universidade. A atividade fez parte do programa de treinamento do grupo.
Minirrefinaria – Oferecer à comunidade e aos alunos de Engenharia da Universidade a possibilidade de acompanhar passo a passo como se faz o refino do petróleo é o motivo pelo qual a Unisanta e a Petrobras inauguraram em dezembro de 2008 o Laboratório de Engenharia do Petróleo.
Com cerca de 400 metros quadrados, o novo laboratório abriga a Minirrefinaria da RPBC/Petrobras, dotada de todos os equipamentos de uma unidade de processamento, com sistemas de bombeamento, produção de vapor, controle de automação, válvulas de controle, produção de vapor, tanques, entre outros. Trata-se da única minirrefinaria do mundo em operação, segundo o Professor Mestre Luís Bastos Lia, coordenador do Curso de Engenharia Química da Unisanta.