Guilherme Marques publica livro sobre sua dissertação em Engenharia Mecânica

868

Atualmente, o livro está disponível  em  40 países e pode ser adquirido em sites como Amazon, More Books e Lightning Source. Guilherme também fez o mestrado na Unisanta, cursa o doutorado e já pensa no pós-doutorado.

Colaborou, Julia Mayorca

Guilherme  Ianusckiewicz  Marques se formou em Engenharia Mecânica na Universidade Santa Cecília (Unisanta) em 2015 e lançou sua primeira obra em junho deste ano. O ex-aluno se juntou à professora,  dra. Karina Roseno,  para desenvolver o livro “Avaliação de torres de resfriamento na indústria química”, adaptando sua dissertação de mestrado, que concluiu em 2016,  na Unisanta.

A obra traz o relato dos estudos experimentais que foram realizados em uma indústria de produtos químicos, em Cubatão. O objetivo desses estudos era “calcular o rendimento térmico, approach, calor cedido pela água, velocidade do ar nas entradas e saídas das torres e o calor cedido pelo ar, em duas torres de resfriamento, uma de tiragem mecânica forçada e outra de tiragem mecânica induzida, empregadas no processo de resfriamento do cloro.”

A doutora Karina, que é PhD em Engenharia Química, foi a orientadora de Guilherme durante o desenvolvimento de sua dissertação e,  depois, tornou-se  sua parceira no desenvolvimento do livro.

Segundo o autor, o convite para a publicação veio através de um e-mail da editora Novas Edições Acadêmicas. Atualmente, o livro está disponível  em  40 países e pode ser adquirido em sites como Amazon, More Books e Lightning Source.

Hoje, Marques cursa Especialização em Engenharia de Produção na Unisanta e doutorado em Engenharia, na USP. Focado nos estudos, ele também trabalha em um projeto de bancada de uma torre de tiragem mecânica induzida, com os professores Dr. Carlos Alberto Amaral Moino, Dr. Carlos Teófilo Salinas e Dr. Mauricio Conceição Mário. O engenheiro pensa em não  parar de estudar, já planejando cursar o pós-doutorado e se tornar um professor universitário.

Para Guilherme, os ensinamento da Universidade tiveram um impacto positivo em sua carreira e na realização de sua obra:

“Durante os meus nove anos estudando na Universidade Santa Cecília, me graduando em Engenharia Mecânica e no Mestrado,  tive o prazer de conhecer coordenadores, professores e técnicos com um grande saber profissional,  que se tornaram, além de educadores, amigos de profissão,  me auxiliando e incentivando em minhas pesquisas acadêmicas e na realização da publicação deste livro. A Unisanta para mim é como a minha segunda casa e tenho muito orgulho de levar o nome desta instituição que possibilitou meu aprendizado.”