Formado em Engenharia de Computação, Lucas Valente é especialista em Data & Analytics na multinacional PwC 

542

Lucas trabalha na área de Advanced Risk and Compliance Analytics Solutions (Soluções avançadas de análise de risco e conformidade),  que dá suporte aos serviços de consultoria e auditoria em diversos setores.  

Lucas Valente se graduou em 2015 pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) no curso de Engenharia da Computação e atualmente é especialista em Data & Analytics na multinacional PwC (PricewaterhouseCoopers). Esta empresa está sediada em Londres, na Inglaterra,  e conta com escritórios em quase 160 países, possuindo cerca de 180 mil colaboradores. A PwC oferece serviços de consultoria e auditoria em diversos setores para empresas de todo o mundo.

Na empresa, Lucas atua na área de “Advanced Risk and Compliance Analytics Solutions” (Soluções avançadas de análise de risco e conformidade),  que dá suporte aos serviços de auditoria e consultoria da companhia. Ele conta que seu objetivo é garantir conformidade e análise de garantia de risco, detectando, monitorando e prevenindo riscos através de soluções de análise e tecnologia. Para isso, são usadas uma série de tecnologias avançadas, que visam garantir que as decisões tomadas sejam baseadas em informações precisas. Lucas desenvolve uma série de atividades ligadas à transformação e análise de dados.

(O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos).

Ele enxerga a área de Data Analytics como sendo muito valorizada e com excelente perspectiva de futuro. “O mercado necessita cada vez mais de informações em todos os setores (turismo, hotelaria, governamental, saúde, varejo, etc),  com o intuito de melhor estudar os seus clientes, explorando e utilizando estas informações para identificar novas oportunidades de negócios e auxiliando na tomada de decisões mais inteligentes”, declara Lucas.

Para os estudantes em busca de boas oportunidades profissionais, Lucas aconselha o investimento no autodesenvolvimento e na autoliderança: “isso é simplesmente primordial. O estudante precisa aproveitar ao máximo o que é oferecido pela universidade. É preciso desenvolver além de suas capacidades técnicas e focar em coletividade, pois o bom aproveitamento de um trabalho em equipe é vital em diversas oportunidades. Por fim, atitude faz toda a diferença, e o mercado de trabalho visa muito isso”.

Curso na Unisanta – Em relação ao período em que cursou Engenharia da Computação na Unisanta, Lucas apresenta a sua visão de como o conhecimento adquirido no curso, juntamente com suas vivências profissionais e pessoais, o levaram até onde está atualmente.

“A área em que trabalho atualmente é totalmente voltada ao aprendizado que obtive nas aulas do professor Alexandre Sobrino. E antes do meu atual emprego já havia trabalhado na área de suporte em estágio durante o período acadêmico, que abriu portas para ingressar em outra empresa, trabalhando na área de Inteligência de Negócios (BI). Lá busquei me aprimorar em outros setores e tive oportunidade de trabalhar e aperfeiçoar meu conhecimento em programação (full-stack). Sou muito grato por todo conhecimento passado. O curso é muito completo e abriu todo esse leque de oportunidades”, finaliza.

Informações do site de Engenharia da Computação da Unisanta