Formada na Unisanta, Letícia Parada Moreira ministra Clínica de Natação Competitiva na Bolívia

658

Formada na Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP) e aluna de Mestrado na Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Profa. Letícia Parada Moreira ministrou uma Clínica de Natação Competitiva, na cidade de Tarija, na Bolívia, no mês de julho. O convite foi feito pelo Departamento de Esportes de Tarija. Participaram da clínica 17 nadadores bolivianos, com idades entre 11 e 17 anos, treinadores e pais dos atletas.

Esta não foi a primeira vez que Letícia participou da Clínica na Bolívia. “A primeira oportunidade foi em 2013, quando ainda cursava o 2º ano da FEFESP e viajei com o Prof. Joel Moraes (na época, professor da disciplina de Natação) para prestar assistência na Clínica. Agora, já formada, recebo novamente o convite para ministrar esta Clínica de Natação”, afirma.

Dentre as atividades que serão desenvolvidas estão testes para avaliar e monitorar o desempenho dos nadadores em diferentes aspectos. Letícia também abordará a técnica dos quatro nados competitivos e dos fundamentos (saída, virada e chegada), visando a melhora do gesto motor dos nadadores.

“Embora eu não tenha nadado competitivamente, sempre gostei de estudar a natação e por isso ela faz parte da minha vida acadêmica/profissional. Trabalhei com natação competitiva por um tempo, depois passei a me dedicar à vida acadêmica (Mestrado)”, explica Letícia.

A educadora física recebeu, em 2015, o prêmio “Dr. Milton Teixeira” no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) pela melhor pesquisa na área de saúde. O título da pesquisa era “Padronização da técnica Espectroscopia Raman para análise de marcadores de desempenho em nadadores profissionais” e a equipe em questão era constituída pelos nadadores de alto nível da Unisanta.

A natação também foi o foco seu Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como tema Comparação da prevalência e dos tipos mais frequentes de lesões nos quatro nados competitivos.

“Atualmente, aguardo o parecer de duas revistas científicas internacionais sobre artigos de natação que desenvolvi, em parceria com a equipe da Unisanta e com professores da instituição. Acredito ser fundamental para o desenvolvimento do esporte aliar a ciência à prática”, afirma a mestranda, que tem escrito um livro relacionado à preparação física de nadadores de categorias de base até o alto nível, em parceria com o professor Ms. Joel Moraes.